Com relação à República Velha e a seus desdobramentos na hi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069601 História e Geografia de Estados e Municípios
Com relação à República Velha e a seus desdobramentos na história política de Goiás, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre acontecimentos da história política de Goiás durante a República velha buscamos a alternativa incorreta.

A) O processo histórico de ocupação produziu grupos detentores de terras e riquezas que se organizam para conduzir a política local. A partir das relações de descendência seus familiares seguem participando deste ciclo.

B) Este grupo político terminou seu período deposto por movimento armado oposicionista e seus representantes se afastaram definitivamente das disputas políticas.

C)  O domínio político destas famílias remonta ao período coronelista do final do século XIX e início do XX.

D) A conexão com o centro-sul brasileiro trouxe grande dinamismo para a economia de Goiás.

E) A Revolução de 1930 que leva Getúlio Vargas ao poder causa graves mudanças em toda a política nacional e em Goiás não é diferente. A nomeação do interventor Pedro Ludovico terá relação direta com a transferência da capital e a reordenação das lutas políticas entre as oligarquias do estado.

GABARITO DO PROFESSOR: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra E.

O fim da República Velha, em 1930, não levou a mudanças na estrutura política de Goiás. Sendo assim, não houve nomeação de interventor por Getúlio Vargas.

Getúlio nomeou interventores para todos os governos estaduais. Em Goiás, foi nomeado o médico Pedro Ludovico Teixeira, que havia lutado na revolução de 1930. Pedro Ludovico se opôs a oligarquia política da época e decidiu que era hora de mudar a capital de Goiás.

GAB: E

Após a Revolução de 30, Goiás foi governado por Carlos Pinheiro Chagas entre 27 e 30 de outubro de 1930, quando assumiu uma Junta Provisória formada por Mário Caiado, Pedro Ludovico e Emílio Francisco Póvoa (de 30 de outubro a 23 de novembro de 1930) e em 23 de novembro de 1930, Pedro Ludovico Teixeira foi indicado, por Getúlio Vargas, como Interventor de Goiás. Pedro Ludovico foi indicado como interventor porque era inimigo político dos Caiados. Para governar de acordo com os propósitos de Vargas, Pedro só teve um alternativa que foi a transferência da capital, para um local distante dos mandos e desmandos da família dos Caiados, que controlava a região da cidade de Goiás, desde 1912.

Fonte: Professor Leandro Moraes/meus resumos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo