Assinale a alternativa que justifica o emprego das vírgulas...
“Da outra calçada, (1) parada, (2) observo. Ela desce o meio-fio com um passo leve, (3) incerto, (4) quase etéreo.”
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que trata sobre o correto uso das vírgulas em um excerto de um conto. A alternativa correta é: B - Nas ocorrências (1) e (2), as vírgulas isolam a oração reduzida e, em (3) e (4), separam termos coordenados.
Para entender por que essa é a alternativa correta, precisamos compreender algumas regras de pontuação. No trecho “Da outra calçada, (1) parada, (2) observo.”, as vírgulas (1) e (2) estão isolando a expressão "parada", que, na verdade, funciona como uma oração reduzida de gerúndio, indicando uma condição ou estado do sujeito ao realizar a ação de observar. O uso dessas vírgulas é, portanto, para isolar essa parte da frase.
No excerto “Ela desce o meio-fio com um passo leve, (3) incerto, (4) quase etéreo.”, as vírgulas (3) e (4) estão ali para separar termos que são coordenados, isto é, termos que têm a mesma função sintática. Aqui, "leve", "incerto" e "etéreo" são adjetivos que qualificam o substantivo "passo", sendo, portanto, coordenados. As vírgulas indicam essa coordenação de ideias.
Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Todas as ocorrências de vírgulas servem para separar orações e indicam pausa para respiração do leitor.
Esta alternativa está incorreta porque as vírgulas em questão não estão separando orações individuais. Além disso, o conceito de vírgulas servindo como pausa para respiração é uma explicação muito simplificada e não técnica, inadequada para analisar sintaticamente o uso delas.
C - Em (1) e (2), as vírgulas separam adjuntos adverbiais e, em (3) e (4), separam vocativos.
Essa opção está errada porque a expressão "parada" não é um adjunto adverbial; é uma oração reduzida. Além disso, "leve", "incerto" e "etéreo" não são vocativos, mas sim adjetivos coordenados.
D - Todas as ocorrências de vírgulas servem para isolar elementos que fazem parte de enumerações e têm igual função sintática.
Na primeira parte do excerto, as vírgulas não estão isolando elementos de enumeração, mas sim uma oração reduzida. Portanto, essa alternativa não se aplica a todas as ocorrências de vírgulas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CUIDADO
A questão não apresenta gabarito correto.
“Da outra calçada, (1) parada, (2) observo. Ela desce o meio-fio com um passo leve, (3) incerto, (4) quase etéreo.”
Diferente do que afirma a banca quando das virgulas de número 1 e 2, não estamos diante de oração reduzida. É mister percebermos a impossibilidade de concebermos qual seria a oração desenvolvida equivalente.
A construção, em verdade, destituída de sua ordem direta, apresenta caso de adjetivo adverbializado, em que um adjetivo, no caso em tela "parada", assume papel de adverbio e dá uma circunstancia ao verbo. Podemos ter melhor visualização reorganizando a construção.
"(Eu) observo parada da outra calçada"
Visto isso, o mais pertinente seria afirmarmos que a virgula se faz presente devido a intercalação de termos da oração.
É de se salientar que as virgulas de número 3 e 4 estão presentes com base na separação de termos de mesma função sintática.
Gabarito da banca na alternativa B
Gabarito correto ausente
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo