São recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes para a...
São recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes para a terapia nutricional no Pré-Diabetes (pré-DM) e no Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2):
1. Em pessoas com pré-DM e sobrepeso ou obesidade, é recomendada a restrição calórica, associada à prática de atividade física para a perda de peso e redução do risco de desenvolver DM2.
2. A ingestão de 25-30 gramas de fibra ao dia é recomendada para pessoas com pré-DM por estar associada a menos risco de desenvolver DM2.
3. O uso de edulcorantes não nutritivos, visando ao controle glicêmico, é recomendado tanto no pré-DM, quanto no DM2.
4. Em pessoas com DM2, com função renal preservada, recomenda-se que o consumo de proteínas perfaça entre 20 e 25 % do valor energético total diário.
5. A utilização do índice glicêmico e da carga glicêmica é uma estratégia muito bem consolidada no controle glicêmico. Deve ser prioritária na decisão da prescrição de carboidratos
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
3. O uso de edulcorantes não nutritivos, visando ao controle glicêmico, é recomendado tanto no pré-DM, quanto no DM2. A diretriz diz que não foi encontrada evidência conclusiva sobre efeito benéfico, por isso o uso não deve visar a melhora do controle glicêmico.
4. Em pessoas com DM2, com função renal preservada, recomenda-se que o consumo de proteínas perfaça entre 20 e 25 % do valor energético total diário. 15 - 20%
5. A utilização do índice glicêmico e da carga glicêmica é uma estratégia muito bem consolidada no controle glicêmico. Deve ser prioritária na decisão da prescrição de carboidratos. Na verdade o uso PODE SER CONSIDERADO, quando os alimentos forem consumidos de forma isolada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo