Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - D
A) Em “Parada junto ao meio-fio, do outro lado da rua, prepara-se para atravessar”, a partícula se indica oração sem sujeito.
Segundo F. Pestana quando o Verbo é VI + SE ou VTI +SE = índice de indeterminação do sujeito.
----------------------------------------------------------------------------
B) Em “parecem contidos pela realeza da mulher”, o verbo na terceira pessoa do plural marca sujeito indeterminado.
O sujeito pode aparecer como indeterminado quando o temos VI ou VTI + SE ou Verbo na terceira quando não podemos determiná-lo pelo contexto.
NÃO É O CASO!
Mas nenhum carro avança, parecem contidos pela realeza da mulher.
------------------------------------------------------------------
C) Em “Sua dignidade, tamanha, me intimidou”, o sujeito do verbo destacado está oculto.
O que me intimidou?
Sua dignidade tamanha. ( Sujeito )
-------------------------------------------------------------------
D) Em “Parece maior do que todos nós, do que o mundo inteiro, parece nos falar de uma outra maneira de viver, mais amena, mais gentil. Viajante do tempo, é como se caminhasse por uma Ipanema de setenta anos atrás”, os verbos destacados compartilham do mesmo sujeito.
O SUJEITO É OCULTO. ( Não está expresso, mas pode ser retomado )
E ela segue, sem apressar o passo, sem olhar para os lados, sem temor algum. Parece maior do que todos nós, do que o mundo inteiro, parece nos falar de uma outra maneira de viver, mais amena, mais gentil. Viajante do tempo, é como se caminhasse por uma Ipanema de setenta anos atrás.
Que texto bom!
(Gab D)
A) Em “Parada junto ao meio-fio, do outro lado da rua, prepara-se para atravessar”, a partícula se indica oração sem sujeito. Errado, temos um sujeito sim, que no caso é o 'objeto do verbo', mais conhecido como oração subordinada substantiva subjetiva, onde o objeto do verbo é o próprio sujeito, isso acontece quando? Quando temos um verbo transitivo direto+se.
B) Em “parecem contidos pela realeza da mulher”, o verbo na terceira pessoa do plural marca sujeito indeterminado. Errado, temos um sujeito oculto desinencial. 'Eles' parecem...
C) Em “Sua dignidade, tamanha, me intimidou”, o sujeito do verbo está oculto. Não, uma pergunta rápida, quem me intimidou? Sua dignidade tamanha e como núcleo do sujeito, "A dignidade."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo