Um sistema deve controlar projetos de software, os quais pod...

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Q1090442 Engenharia de Software
Um sistema deve controlar projetos de software, os quais podem ou não gerar artefatos. Para cada projeto, é necessário conhecer seu nome e status (ATIVO ou INATIVO). Deve-se saber, para cada artefato gerado pelo projeto, qual o seu número de série, além de um indicador de patente obtida (SIM ou NÃO).
Na documentação desse projeto, foi apresentado o seguinte diagrama UML:
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Qual o tipo de diagrama apresentado?
Alternativas

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Diagrama de Objetos: também conhecido como Diagrama de Instâncias; amplamente associado ao Diagrama de Classes; fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos em um Diagrama de Classe em um determinado momento de execução de um processo (representa uma "fotografia" do sistema em certo momento).

Resposta: D

Alternativa correta: D.

.

.

Se as variáveis foram inicializadas com valores, será diagrama de objetos.

GABARITO D

Diagrama de Objetos

  • Conjunto de objetos;
  • Relacionamentos em um ponto no tempo;

As outras alternativas:

Diagrama de Máquinas de Estado (State Machine Diagram): Esse tipo de diagrama descreve os diferentes estados que um objeto pode assumir ao longo do tempo em resposta a eventos externos. Cada estado representa uma condição específica do objeto e as transições entre os estados são acionadas por eventos. É útil para modelar comportamentos complexos de objetos que mudam de estado durante sua execução.

Diagrama de Pacotes (Package Diagram): Esse tipo de diagrama organiza elementos do modelo em grupos lógicos chamados pacotes. É usado para organizar e estruturar um sistema em diferentes níveis de abstração, mostrando como os componentes são agrupados em subconjuntos relacionados.

Diagrama de Interações (Interaction Diagram): Esses diagramas modelam a interação entre os objetos em um determinado contexto de execução. Existem dois tipos principais de diagramas de interação: diagrama de sequência e diagrama de comunicação. O diagrama de sequência mostra a interação entre os objetos em uma sequência temporal, enquanto o diagrama de comunicação mostra como os objetos se comunicam uns com os outros.

Diagrama de Classes (Class Diagram): Esse é um dos tipos mais comuns de diagramas UML e representa a estrutura estática de um sistema, mostrando as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas. É usado para modelar a estrutura de um sistema orientado a objetos e as relações entre suas partes.

Confundi com o de classe.

Nesse link tem exemplos dos tipos de diagrama UML

https://creately.com/blog/pt/diagrama/guia-de-tipos-de-diagramas-uml-aprenda-sobre-todos-os-tipos-de-diagramas-uml-com-exemplos/

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