A reprodução de cores em dispositivos como monitores de co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q819226 Arquitetura de Computadores
A reprodução de cores em dispositivos como monitores de computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional utilizam de um padrão comum de cores. Em contraposição, impressoras utilizam, na sua grande maioria, o modelo de cores subtrativas denominado pela sigla:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra A - CMYK

O modelo de cores CMYK é comumente utilizado em dispositivos de impressão. Este modelo é baseado na mistura subtrativa de cores, onde as cores primárias são Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e a chave de escala ou Preto (blacK). A combinação dessas cores em diferentes níveis pode criar uma ampla gama de cores, o que é essencial no processo de impressão a cores.

A lógica por trás do modelo subtrativo é que as cores são formadas pela absorção de luz. O papel, sendo branco, reflete todas as cores. Quando aplicamos tintas de cores diferentes, elas absorvem (subtraem) certas frequências de luz, enquanto refletem outras. As tintas CMYK são aplicadas uma sobre a outra em camadas para produzir o espectro completo de cores. Por exemplo, para obter o verde, a tinta ciano e amarela são misturadas, pois elas absorvem o magenta e refletem o verde.

Em contraste, dispositivos como monitores e scanners usam o modelo aditivo de cores, conhecido como RGB (Red, Green, Blue - Vermelho, Verde, Azul). Neste modelo, a luz é adicionada em diferentes intensidades de vermelho, verde e azul para criar a percepção de várias cores para o olho humano. É chamado de "aditivo" porque começa com o preto (ausência de luz) e adiciona as cores para criar a luz branca.

A alternativa correta é a letra A - CMYK, pois está de acordo com o modelo de cores utilizado pelas impressoras, que empregam o sistema de cores subtrativas. As demais alternativas estão relacionadas a outros contextos, como RGB (B) para dispositivos eletrônicos que emitem luz, PNG (C) que é um formato de arquivo de imagem, e HSB (D) bem como HSL (E), que são modelos de representação de cores baseados na matiz (Hue), saturação (Saturation) e brilho (Brightness) ou luminosidade (Lightness), mas que não são utilizados como padrão de cores em impressoras.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

IMPRESSORAS = CMYK

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo