Acerca da política de descrição documental, julgue o próximo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANTAQ
Q1190593 Arquivologia
Acerca da política de descrição documental, julgue o próximo item.
Nos inventários, devem constar informações sobre a localização e os serviços prestados pelos arquivos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado.

A questão aborda a política de descrição documental e os elementos que devem constar nos inventários. É importante entender que a descrição documental é uma das atividades fundamentais da arquivologia, que consiste em identificar, explicar e registrar informações sobre documentos de arquivo, visando a sua recuperação e compreensão no contexto de sua produção e uso.

Os inventários, como instrumentos de pesquisa e controle no âmbito dos arquivos permanentes, devem conter informações detalhadas sobre os documentos arquivísticos, tais como identificação da unidade de arquivamento (por exemplo, caixa ou pasta), título, datas limite, quantidade e o código de referência, mas não necessariamente sobre a localização física ou os serviços prestados pelos arquivos. Estes últimos dados são mais pertinentes em guias ou manuais de acesso ao acervo e não no inventário propriamente dito.

A descrição em arquivos permanentes é focada no conteúdo documental, seu contexto de criação e a relação entre os documentos, enquanto informações sobre localização e serviços são aspectos administrativos e de gestão de acesso, que não compõem o escopo principal de um inventário.

Portanto, a alternativa está errada porque confunde o propósito do inventário, que é detalhar os documentos do arquivo, com informações relativas à gestão do espaço físico e acesso, que não são características centrais desse instrumento de descrição arquivística.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os instrumentos de pesquisa nos arquivos permanentes são os seguintes, nessa ordem de prioridade, como ensina Bellotto, em seu livro Arquivos Permanentes: tratamento documental:

1 – Guia: Na família dos instrumentos de pesquisa, o guia é o mais abrangente e o mais “popular”, pois está vazado numa linguagem que pode atingir também o grande público e não especificamente os consulentes típicos de um arquivo: historiadores e administradores. O guia de arquivo tem por finalidade propiciar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, os instrumentos de pesquisa de que dispõe e as fontes complementares. É um instrumento de pesquisa descritivo e feito com espírito prático.

2 – Inventário: É o instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes do fundo. É um instrumento do tipo parcial, trazendo descrição sumária e não analítica, esta própria do catálogo.

3 – Catálogo: É o instrumento que descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.

4 – Repertório: Também chamado de catálogo seletivo, é um instrumento de pesquisa que traz uma “relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos e no qual cada peça integrante de uma unidade de arquivamento é descrita minuciosamente”.

5 – Índices: Apontando nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética e remetendo o leitor às respectivas notações de localização, os índices podem ser parte complementar de inventários ou catálogos analíticos, ou ter personalidade própria, indexando diretamente os documentos.

6 – Edição de fontes: A edição de textos históricos ou fontes documentais compreende a publicação de um instrumento de pesquisa no qual os documentos não recebem resumos indicativos e/ou informativos, como nos anteriormente citados, figurando o texto integral. A forma ideal é a que prevê não só o texto, mas também estudos introdutórios e fontes paralelas.

Fonte: Fonte: REIS, Leonardo. Arquivologia facilitada. 

E como seria a resposta correta?

GAB: ERRADO!

Visto que é a função da Guia tratar sobre endereço, localização, horário de funcionamento do arquivo.

A guia é instrumento GLOBALIZANTE, não tratando apenas dos fundos ali depositados. É tipo a Constituição, trata de alguns assuntos essenciais e outros nem tão.

Gabarito: E) Errado

A questão trata dos conteúdos típicos de inventários em arquivologia.

Inventários são instrumentos de pesquisa que proporcionam um panorama geral dos conjuntos de documentos dentro de um arquivo. Eles geralmente incluem informações sobre o contexto de criação dos documentos, as funções e atividades das entidades produtoras, bem como uma descrição hierárquica dos níveis de arranjo dos documentos (como fundos, grupos, subgrupos, séries, etc.).

No entanto, os inventários não são guias ou manuais de serviço ao usuário, por isso normalmente não incluem informações detalhadas sobre a localização física específica dos documentos ou sobre os serviços oferecidos pelo arquivo. Tais informações seriam mais apropriadas para um guia do arquivo ou manual de serviços ao usuário.

Dessa forma, a afirmação "Nos inventários, devem constar informações sobre a localização e os serviços prestados pelos arquivos" não é precisa no contexto tradicional da arquivologia.

Portanto, a resposta correta é E) Errado, conforme indicado pelo gabarito da banca examinadora.

Se o enunciado da questão fosse "Nos GUIAS, devem constar informações sobre a localização e os serviços prestados pelos arquivos." a resposta seria C) Correto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo