As nossas ideias e conceitos mais enraizados e fundamentais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1275402 Psicologia
As nossas ideias e conceitos mais enraizados e fundamentais a cerca de nós mesmos, das pessoas e do mundo, foram se construindo desde as nossas primeiras experiências de aprendizado, se fortalecem ao longo da vida, moldando a percepção e a interpretação dos eventos, modelando nosso jeito psicológico de ser. Desse modo, Aron Beck afirma ser:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é D - As Crenças Centrais.

Para entender por que essa é a resposta correta, vamos explorar o contexto da teoria cognitiva de Aaron Beck. Beck, um dos pioneiros da terapia cognitiva, descreve que as crenças centrais são as ideias mais profundas e enraizadas que uma pessoa tem sobre si mesma, os outros e o mundo ao seu redor. Essas crenças desempenham um papel crucial na formação da percepção e da interpretação dos eventos que a pessoa vivencia.

Crenças Centrais são fundamentais porque influenciam diretamente os pensamentos automáticos e as reações emocionais. Elas são formadas a partir das primeiras experiências de vida, geralmente na infância, e se consolidam ao longo do tempo. Exemplos de crenças centrais podem incluir "eu sou indesejável", "o mundo é perigoso" ou "as pessoas são confiáveis".

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Os Pressupostos Subjacentes: Estes se referem a suposições que as pessoas fazem sobre como o mundo funciona. Embora sejam importantes, não são tão profundas quanto as crenças centrais. Eles influenciam o comportamento, mas são mais acessíveis à consciência e podem ser mais facilmente alterados com intervenção terapêutica.

B - As Crenças Intermediárias: São pensamentos que derivam das crenças centrais e que se manifestam em regras, atitudes e suposições. Elas são um intermediário entre os pensamentos automáticos e as crenças centrais. As crenças intermediárias são menos enraizadas do que as centrais, mas ainda assim importantes para a estrutura cognitiva de uma pessoa.

C - Os Pressupostos e Regras: Esses termos estão relacionados às crenças intermediárias, englobando suposições do tipo "se... então..." ou regras sobre como alguém deve se comportar. Novamente, são menos fundamentais do que as crenças centrais.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer por que a alternativa D - As Crenças Centrais é a resposta correta e como cada alternativa se relaciona dentro da teoria cognitiva de Aaron Beck.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D.

As crenças centrais são as que sofrem influências externas em sua construção. Vejamos:

"As crenças centrais (ou nucleares) são entendimentos que as pessoas têm de si mesmas, sobre o mundo e sobre os outros, tão fundamentais e profundamente enraizados na psique que com pouquíssima frequência são questionados — isto é, são tomados como verdades absolutas"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo