Para elaborar um parecer a respeito da incorporação de um me...
Para elaborar um parecer a respeito da incorporação de um medicamento na lista de medicamentos de um hospital, por exemplo, a dapaglifozina para diabetes mellitus tipo 2, o farmacêutico precisa realizar busca na literatura e utilizar as referências com maior grau de evidência.
De acordo com o tipo de estudo citado nos títulos dos artigos que se seguem, assinale a alternativa que apresenta a referência considerada de melhor evidência.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender a importância dos diferentes tipos de estudos na tomada de decisões clínicas, especialmente em ambientes hospitalares. O tema central da questão é a hierarquia das evidências científicas na área de saúde, mais especificamente no contexto da incorporação de medicamentos como a dapagliflozina para diabetes tipo 2. Conhecer os tipos de estudos e seus níveis de evidência ajuda os farmacêuticos a escolherem as melhores referências para seus pareceres.
A alternativa correta é a E. Esta alternativa descreve uma "revisão sistemática e meta-análise", que está no topo da pirâmide das evidências. Esse tipo de estudo sintetiza dados de múltiplos estudos primários, oferecendo um nível de confiança mais alto em seus resultados e conclusões. A revisão sistemática e a meta-análise são consideradas as melhores referências devido à abrangência e ao rigor metodológico utilizados para analisar os dados.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - "Relato de caso": Este é um estudo descritivo que fornece detalhes sobre a experiência clínica de um paciente ou grupo pequeno. Apesar de útil para gerar hipóteses, tem um baixo nível de evidência devido à sua natureza não controlada e limitada.
B - "Estudo aberto controlado": Estudos abertos, embora controlados, têm um risco mais alto de viés, pois os participantes e os pesquisadores sabem quais tratamentos estão sendo administrados, o que pode influenciar os resultados.
C - "Estudo randomizado": Embora os estudos randomizados sejam considerados de alto nível de evidência, eles são superados pelas revisões sistemáticas e meta-análises, que analisam os resultados de múltiplos ensaios randomizados.
D - "Estudo de coorte observacional": Estudos observacionais podem oferecer informações valiosas sobre o uso de medicamentos na prática clínica real, mas são menos confiáveis que os ensaios clínicos randomizados e as revisões sistemáticas devido ao seu potencial de viés e falta de randomização.
Ao compreender a hierarquia das evidências, você estará mais preparado para identificar a melhor escolha em situações de decisão clínica. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Muito boa essa questão!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo