Um arquivo oculto no sistema operacional GNU/Linux é identif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313217 Noções de Informática
Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais e conceitos fundamentais de informática.
Um arquivo oculto no sistema operacional GNU/Linux é identificado por um ponto no início do seu nome, como, por exemplo, no código .bashrc.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - certo

No contexto dos sistemas operacionais, cada um tem sua maneira de identificar e gerenciar arquivos ocultos. Especificamente no sistema operacional GNU/Linux, um arquivo é considerado oculto se o seu nome começa com um ponto (.). Essa característica é amplamente utilizada para diferenciar arquivos de configuração do usuário e outros arquivos importantes que não devem ser listados por padrão nos gerenciadores de arquivos comuns.

Um exemplo clássico desse tipo de arquivo é o .bashrc, que é um script executado sempre que uma nova instância do shell bash é iniciada. Este arquivo contém configurações de ambiente que são específicas para o usuário corrente. Por estar oculto, ele não aparece na listagem padrão de arquivos gerada pelo comando ls. Entretanto, utilizando o comando ls -a ou ls --all, todos os arquivos, incluindo os ocultos, serão exibidos.

É importante para quem está se preparando para concursos na área de informática, especialmente os que cobram conhecimentos sobre GNU/Linux, compreender como o sistema gerencia seus arquivos e diretórios, e como diferenciar arquivos ocultos e visíveis é fundamental nesse aprendizado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALTERNATIVA CERTA

Um arquivo oculto no GNU/Linux é identificado por um "." no início do nome (por exemplo, .bashrc). Arquivos ocultos não aparecem em listagens normais de diretórios, deve ser usado o comando ls -a para também listar arquivos ocultos.

Extensão de arquivos 

A extensão serve para identificar o tipo do arquivo. A extensão são as letras após um "." no nome de um arquivo, explicando melhor: relatório.txt - O .txt indica que o conteúdo é um arquivo texto. script.sh - Arquivo de Script (interpretado por /bin/sh). system.log - Registro de algum programa no sistema. arquivo.gz - Arquivo compactado pelo utilitário gzip. index.html - Página de Internet (formato Hypertexto).
Complementando ocomantário da colega Giseli: deve ser usado o comando ls -a para  listar arquivos ocultos.

GABARITO: CERTO

 

Um arquivo oculto no GNU/Linux é identificado por um "." no inicio do nome (por exemplo, .bashrc).
Arquivos ocultos não aparecem em listagens normais de diretórios, deve ser usado o comando ls -a para também listar arquivos ocultos.


Fonte: http://www.guiafoca.org/cgs/guia/iniciante/ch-bas.html

CERTO

Mas primeiro vamos pensar sobre o que é esse tal de arquivo oculto.

Bom, como o nome sugere, trata-se de um arquivo que fica escondido, oculto. Mas escondido de quem? Como? Vamos pensar no Windows... Quando a gente abre o Windows Explorer e acessa um determinado diretório, esperamos ver todos os arquivos que porventura se encontrem nesse diretório, não é isso? No Linux é a mesma coisa, só que não usaríamos o Windows Explorer, mas sim programas como Nautilus ou Nemo. Ou seja, é tudo igual até aqui, só mudam os programas.

Mas... e se a gente quiser que um determinado arquivo não seja visto por esses programas? Se quisermos esconder um arquivo? Pensando novamente em termos de Windows, a gente teria que alterar um atributo desse arquivo. Teríamos que selecionar o atributo Oculto, conforme a imagem a seguir.



Feito isso, o arquivo desapareceria da relação do Windows Explorer, a menos que o configurássemos para exbir arquivos ocultos.

Já no Linux, não há o atributo Oculto. Quando o usuário quer esconder um arquivo ele simplesmente coloca um ponto na frente do nome e fim de papo. Tipo:

Arquivo.txt - Visível
.Arquivo.txt - Oculto

Assim como no Windows Explorer, nos gerenciadores de arquivos do Linux a gente pode pedir para que os arquivos ocultos sejam exibidos.

Arquivos ocultos não aparecem em listagens normais de diretórios, deve ser usado o comando ls -apara também listar arquivos ocultos.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo