Determinado órgão público que deseja adquirir um sistema de ...
P: RAID 0 com quatro discos de 1 TB.
Q: RAID 1 com quatro discos de 1,5 TB.
R: RAID 5 com cinco discos de 2 TB.
Se ordenados do menor para o maior espaço em disco disponível para o sistema operacional, a sequência correta de arranjos é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Q, P e R
Vamos entender por que a alternativa D é a correta analisando cada arranjo RAID:
RAID 0 (P):
RAID 0 distribui os dados de forma intercalada entre todos os discos, proporcionando um aumento significativo na performance de leitura e escrita. No entanto, ele não oferece redundância; se um disco falhar, todos os dados são perdidos. Aqui, temos 4 discos de 1 TB, o que significa que o espaço total disponível é a soma de todos os discos: 4 TB.
RAID 1 (Q):
RAID 1 oferece espelhamento de dados. Cada dado gravado é duplicado em outro disco, proporcionando alta redundância e segurança de dados. No entanto, isso vem à custa de espaço. Com 4 discos de 1,5 TB, o espaço disponível é equivalente ao tamanho de um par de discos espelhados, ou seja, 1,5 TB.
RAID 5 (R):
RAID 5 distribui os dados e a paridade (informação utilizada para recuperação de dados) entre todos os discos do arranjo. Isso oferece um bom equilíbrio entre performance e segurança. Em um arranjo com 5 discos de 2 TB, o espaço disponível é calculado como (N-1) vezes o tamanho do menor disco, sendo N o número total de discos. Portanto, temos 4 discos utilizáveis para armazenamento e um para a paridade, resultando em: 8 TB.
Agora, ordenando esses arranjos do menor para o maior espaço em disco disponível para o sistema operacional, temos:
Q (1,5 TB)
P (4 TB)
R (8 TB)
Portanto, a sequência correta é D - Q, P e R.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RAID 0 -> sem redundância, então aproveita 100% -> 4 x 1TB = 4 TB
RAID 1 -> com metade dos discos de redundância, então aproveita 50% --> 2 x 1,5 TB = 3 TB
RAID 5 -> tem eficiência de 80%, pois tem dados de paridade espalhados pelos discos --> 4 x 2 TB = 8 TB
Ordem seria: Q, P e R.
Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
O Raid 0 utiliza a técnica de striping, ou seja, todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente, com cada HD realizando parte do trabalho. No Raid 0 não há redundância e, portanto, o espaço é aproveitado completamente.
Sendo assim, no esquema P, 100% do espaço é utilizado com armazenagem.
Espaço disponível de P é 100% * 4 * 1TB = 4 TB.
http://www.guiadohardware.net/termos/raid-0
O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade do sistema.
Sendo assim, no esquema Q, como há redundância, considera-se que apenas 50% do espaço está disponível para o sistema operacional.
Espaço disponível de Q é 50% (4 * 1,5TB) = 3 TB.
http://www.guiadohardware.net/termos/raid-1
O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Note que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados entre os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho. O RAID 5 pode ser implementado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificado o espaço equivalente a um deles. Ou seja, quanto maior é a quantidade de discos usados no array, menor é a proporção de espaço desperdiçado.
Sendo assim, no esquema R, 1 dos discos será utilizado com paridade, ou seja, apenas 4 discos de 2 TB estarão disponíveis para o sistema operacional.
Espaço disponível de R é 4 * 2TB = 8 TB
http://www.guiadohardware.net/termos/raid-5
Ordenando os esquemas em ordem crescente de espaço disponível temos: Q, P, R.
RAID 0 - Stripping - Os dados são divididos entre os discos, sem segurança alguma. O Espaço líquido é a soma dos HDs, no caso 4TB
RAID 1 - Mirror - Mínimo de 2 discos. Ninguém se atentou para esta informação importante. Se mais discos forem acrescentados o espaço líquido não muda, apenas a tolerância a falhas de disco cresce. Com 4 discos de 1,5TB continuamos com 1.5TB de espaço líquido.
RAID 5 - Escrita com Paridade. 5 discos de 2TB, espaço líquido igual a (n-1)*100/n = 80% da soma dos discos, no caso 8TB
Q, P, R
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo