O terapeuta ocupacional altera a forma que um paciente utili...
O texto a seguir serve de fundamentação para as questões 33, 34 e 35.
Quando o terapeuta ocupacional observa que o paciente apresenta limitação em algumas funções corporais, ele pode planejar sua intervenção ao cliente fazendo uso de abordagens que modifiquem a tarefa para compensar as limitações. Tais abordagens podem alterar a forma de realização da tarefa, os objetos utilizados na tarefa, ou o ambiente onde a tarefa é realizada.
O terapeuta ocupacional altera a forma que um paciente utiliza para realizar a atividade de vida diária (AVD) de banho quando:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa que melhor representa a modificação da tarefa para compensar a limitação do paciente durante o banho é a C.
Justificativa:
- Alternativa C: Ao sugerir que o paciente lave-se na pia devido à dificuldade em entrar e sair do chuveiro, mesmo com auxílio de equipamentos, o terapeuta está adaptando a tarefa para que ela possa ser realizada com segurança, considerando a limitação específica do paciente. Essa adaptação envolve uma mudança no ambiente e na forma de realizar a tarefa.
Análise das outras alternativas:
- Alternativa A: A troca do sabonete em barra pelo líquido é uma adaptação do objeto utilizado, mas não modifica a forma de realizar a tarefa em si.
- Alternativa B: A instalação de barras de apoio é uma adaptação do ambiente, visando aumentar a segurança do paciente, mas não altera a forma como o banho é realizado.
- Alternativa D: A inclusão do treino de transferência com prancha é uma estratégia importante para melhorar a mobilidade do paciente, mas não representa uma modificação da tarefa de banho em si.
Conclusão:
A modificação da tarefa, como a sugerida na alternativa C, é uma estratégia comum utilizada pelos terapeutas ocupacionais para auxiliar os pacientes a realizarem suas atividades de vida diária de forma mais independente e segura, mesmo diante de limitações. Ao adaptar a tarefa, o terapeuta visa encontrar soluções criativas e personalizadas para cada caso, promovendo a autonomia e a qualidade de vida do paciente.
Em resumo:
A terapia ocupacional busca sempre encontrar formas de adaptar as atividades do dia a dia para que as pessoas possam realizá-las de forma mais independente, mesmo com alguma limitação. A modificação da tarefa é uma ferramenta importante para alcançar esse objetivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo