O emprego do termo “consequentemente” (L.46) estabelece uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q260358 Português


Considerando o texto acima, julgue o item.
O emprego do termo “consequentemente” (L.46) estabelece uma relação de não contradição entre as ideias expressas nos trechos “Decisões políticas acertadas, projetos importantes aprovados, iniciativas e fatos positivos de relevância para os cidadãos, ocorridos no Parlamento, muitas vezes não são noticiados pela mídia” (L.43-46) e “acabam ignorados pela maioria das pessoas” (L.46-47). Por isso, a ordem de aparecimento desses trechos poderia ser invertida, mantendo-se a coerência original do texto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ajudou bastante na questão Sr. Evangelista.....

Quanto a questão, a relação é de causa e consequência. O fato de a mídia não noticiar tem por consequência que a maioria das pessoas acaba ignorando.
Se invertermos os trechos, a relaçào inverterá e o fato de as pessoas ignorarem vai ter por consequência a mídia não noticiar.
Questão errada.

Sds,
Juro que não entendi a questão! Relação causa e feito eu enxerguei, mas essa relação causa e efeito não seria uma relação de não contradição, ou o efeito da causa esta contradizendo com ela! ? rs. 
Colega Renato Vivaldo Bustos,

Além de não ser de não contradição, as orações não podem ser invertidas mantendo a conjunção "consequentemente", pois mudaria toda a coerência do texto de causa (1° oração) e efeito (2° oração).

Espero ter ajudado. 

O erro da questão é bem simples e tem um fundo lógico, se se estabelece uma relação de causa e consequência, a consequência está intimamente ligada a causa, não sendo possível sua inversão. Um exemplo, choveu, porque as ruas estão molhadas. As ruas só pode estar molhadas, porque choveu. Agora, caso haja uma inversão.  Porque as ruas estão molhadas, choveu. Não é porque alguém molhou as ruas que vai chover.  Existe uma precedência lógica, a inversão sempre vai destruir o sentido de causa e efeito. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo