A partir do final da década de 70, em oposição a uma Educaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2124043 Educação Física
A partir do final da década de 70, em oposição a uma Educação Física tecnicista, esportivista e biologicista e inspirados no momento histórico social de crítica e democratização brasileira surgem novas propostas ou concepções, hoje conhecidas como Abordagens da Educação Física.
Analise as assertivas a seguir e assinale a opção em que todas estão CORRETAS
I – Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser desenvolvidos segundo uma ordem de habilidades, do mais simples que são habilidades básicas (locomotoras, manipulativas e de estabilização) para as mais complexas, as habilidades específicas (relacionadas às práticas dos esportes, do jogo e da dança) – Abordagem da Psicomotricidade.
II – A abordagem Sistêmica enfatiza a vivência do esporte, jogo, dança, ginástica, destacando a importância da experimentação dos movimentos em situação prática, além do conhecimento cognitivo e da experiência afetiva advinda da prática de movimentos.
III – A abordagem crítico-emancipatória aponta a necessidade da análise conjunta de professores e alunos da Situação Sociocultural da qual procedem os alunos; uma relação horizontal entre professores e alunos fundada no Diálogo; e o resgate do Sujeito pelo Se-Movimentar.
IV – Segundo a Abordagem Crítico-Superadora os conteúdos são aqueles da cultura corporal (o jogo, a ginástica, o esporte, a capoeira, a dança etc.) e a sua seleção de deve considerar os princípios da relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade, da adequação às possibilidades sócio cognitivas do aluno, da simultaneidade dos conteúdos enquanto dados da realidade, e da provisoriedade do conhecimento.
Alternativas