No primeiro dia de julho de 2020, entrou em vigor o novo ac...
(adaptado de PINTO, 2021).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - USMCA (United States - Mexico - Canada Agreement)
A questão aborda o tema dos acordos comerciais internacionais, especificamente o acordo que substitui o NAFTA. Esse é um tema relevante em Geografia Política, pois envolve as relações econômicas e comerciais entre países da América do Norte.
Contextualização: Em 1º de julho de 2020, entrou em vigor um novo acordo comercial entre os Estados Unidos, México e Canadá, chamado de USMCA. Este acordo é frequentemente referido como NAFTA 2.0, pois substitui o antigo North American Free Trade Agreement (NAFTA), que esteve em vigor desde 1994. O USMCA foi criado para modernizar e atualizar o NAFTA, incorporando novas regulamentações sobre comércio digital, proteção ambiental e regras trabalhistas.
Justificativa da alternativa correta: A alternativa C - USMCA é a correta porque o nome completo do novo acordo é United States - Mexico - Canada Agreement. O USMCA tem uma cláusula de expiração automática de 16 anos, o que significa que, a menos que todos os três países decidam renovar o acordo, ele expirará após esse período.
Alternativas incorretas:
A - UNAC (Union of North America Countries): Esta alternativa está incorreta porque não existe um acordo comercial com esse nome. O nome Union of North America Countries não é usado para descrever o acordo que substitui o NAFTA.
B - CMUSA (Canada - Mexico - United States Agreement): Embora esta alternativa mencione os países corretos, a sigla e a nomenclatura não são as reconhecidas oficialmente. O nome correto do acordo é USMCA, não CMUSA.
D - North American Union: Esta alternativa está incorreta porque não há um acordo comercial com esse nome. North American Union poderia ser confundido com uma entidade política ou econômica mais ampla e não corresponde ao acordo que entrou em vigor em 2020.
Para resolver a questão, é essencial ter conhecimento atualizado sobre os acordos internacionais e suas siglas, assim como compreender as mudanças que ocorrem nas relações comerciais entre países. O USMCA é um exemplo de como os acordos comerciais podem evoluir para refletir novas realidades econômicas e políticas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Acordo Estados Unidos-México-Canadá é um acordo de livre comércio entre o Canadá, México e os Estados Unidos cujas negociações foram concluídas e acordadas. Tem sido referenciado como "NAFTA 2.0", por ser o acordo que substitui o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Estados Unidos, Canadá e México são países da América do Norte que faziam parte de um tratado comercial conhecido como (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio). Esse foi atualmente substituído por um novo tratado conhecido como USMCA, ou “Nafta 2.0”. Essa substituição ocorreu após uma longa negociação entre os governantes dos países participantes e traz novas especificações para o comércio estabelecido entre seus membros.
A fim de modernizar o antigo acordo existente entre os três países da : Canadá, Estados Unidos e México, o atual presidente dos Estados Unidos propôs algumas mudanças em relação ao comércio entre os países. A ideia é incentivar zona de livre comércio entre os membros mediante uma nova versão.
O antigo vigorava desde 1994. A decisão de fazer alterações iniciou-se 2017 e foi tomada cerca de um ano e alguns meses depois após diversas negociações. O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o presidente do México, Enrique Peña Nieto; e o primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, decidiram substituir o acordo no último prazo final, 30 de novembro de 2018 em Buenos Aires, na Argentina enquanto realizava-se a Cúpula do G20. Contudo, apesar de já ter sido ratificado por todos os países participantes, o acordo ainda não entrou em vigor, sendo necessária a aprovação da legislação de cada país.
Donald Trump, ao propor um novo acordo, acreditava que a economia dos Estados Unidos sofria prejuízos principalmente em relação ao comércio estabelecido com o país mexicano. Era portanto, segundo a visão estadunidense, alterar alguns pontos do acordo a fim de evitar desgaste dos setores econômicos dos Estados Unidos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo