Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do naz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Q1197952 História
Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do nazismo, é necessário ter em mente que a Revolução Russa de 1917 favoreceu a expansão dos partidos de esquerda, que defendiam a implantação do socialismo em vários países do mundo. As forças políticas e sociais conservadoras, em toda a Europa, temiam a expansão da Revolução Russa para dentro de suas fronteiras e, por isso, estavam dispostas a combater os comunistas. Somada ao medo do socialismo, havia a insatisfação com os resultados da Primeira Guerra. A Itália, por exemplo, esperava ganhar territórios alemães na África por ter lutado do lado das potências vencedoras, o que não aconteceu. Já a Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes e, por isso, alimentava um sentimento de revanche.
Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre assunto leias as afirmativas.
I. O totalitarismo foi uma característica do fascismo que visava ao predomínio dos interesses do Estado sobre os individuais, sendo o particular mais importante que o coletivo.
II. Para os fascistas, a guerra não seria prova de quem é o mais forte e todos podem governar.
III. Os fascistas defendiam a existência de um governo forte e centralizado, ou seja, um governo ditatorial.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender as raízes do fascismo e do nazismo, é essencial reconhecer o impacto da Revolução Russa de 1917. Este evento histórico impulsionou o crescimento dos partidos políticos de inclinação socialista, que almejavam a disseminação do socialismo pelo globo. Este cenário gerou apreensão nas facções políticas e sociais conservadoras da Europa, ansiosas para evitar que os ideais revolucionários russos cruzassem suas fronteiras, resultando em uma forte disposição para o confronto com os comunistas.

Além do receio em relação ao socialismo, havia uma insatisfação generalizada com o desfecho da Primeira Guerra Mundial. A Itália, que esperava obter territórios africanos alemães após apoiar o bloco vencedor, acabou por não alcançar seus objetivos territoriais. Paralelamente, a Alemanha vivenciou uma humilhação através do Tratado de Versalhes, fomentando entre os alemães um anseio por revanche.

A respeito das afirmações sobre o fascismo:

  • I. O totalitarismo, como traço do fascismo, buscava a supremacia dos interesses do Estado sobre os direitos individuais, com o coletivo prevalecendo sobre o particular. (Incorreto)
  • II. Conforme a ideologia fascista, a guerra não é um teste de força e qualquer um pode governar. (Incorreto)
  • III. Os fascistas eram defensores de um governo forte e centralizado, de natureza ditatorial. (Correto)

Portanto, a alternativa correta que resume as asserções verdadeiras é:

C - III.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Item I se contradiz nele mesmo.

O II dentro do fascismo n há democracia, não são todos que podem governar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo