Considere o trecho selecionado a seguir. A opção da reprova...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q813572 Português
ESCOLAS: ANALFABETISMO E CIDADANIA
Dal Marcondes 
Nos últimos anos, crescem em diversos setores as críticas em relação ao modelo de educação conhecido como "progressão continuada", no qual os alunos do ensino fundamental não repetem de ano, mas são acompanhados ano a ano de acordo com sua capacidade cognitiva e de aprendizagem. Esse sistema tornou relativamente comum que estudantes de séries avançadas ainda apresentem dificuldades de alfabetização, mesmo estando em um período em que já se espera um grau maior de conhecimento da língua. 
Essa adequação entre série e aprendizagem é o modelo tradicional de ensino, pelo qual quem não consegue apresentar um bom desempenho em provas não consegue passar de ano, repetindo a mesma série no ano seguinte. Por muito tempo foi assim e isso se refletia em um alto grau de abandono escolar. Crianças que não conseguiam acompanhar passavam a ter um desequilíbrio entre a idade e a série correspondente, além de sofrer diversas formas de bullying.
O modelo continuado foi adotado por diversos estados e cidades como uma forma de manter a criança na escola. Ele parte de alguns princípios estruturantes, como o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada criança, no qual o acompanhamento pedagógico ajuda a reduzir a defasagem. Mas tem um princípio que não tem sido levado em conta quando se faz críticas ao modelo, que é o da socialização. Mesmo crianças com alto grau de dificuldade de aprendizagem, que, por motivos diversos, muitas vezes alheios à vontade das crianças, como subnutrição ou traumas, quando permanecem na escola durante o tempo normal, cumprindo todas as séries, aprendem a conviver com outras pessoas e a construir relações que vão ajudá-las a trabalhar e a viver melhor.
A opção da reprovação e do abandono escolar, por outro lado, coloca essas crianças na rua, ao alcance da violência e do crime, crescendo discriminadas e muitas vezes ressentidas com a sociedade que as abandonou. Certamente, o modelo da progressão continuada pode ser melhorado e precisa de mais empenho por parte de gestores e educadores, mas a alternativa da reprovação é mais danosa para a sociedade e para as crianças que não conseguem acompanhar pari-passu o currículo escolar. 
Portanto, antes de se fazer críticas a uma educação mais inclusiva, capaz de trabalhar elementos de cidadania no longo prazo, é bom fazer uma reflexão sobre os péssimos impactos de se lançar crianças à rua sem nenhuma estrutura de apoio. O tempo na escola, mesmo que os resultados não possam ser medidos em aprendizagem objetiva, ajuda na formação de cidadãos.
Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 13 mai. 2014.
GLOSSÁRIO
Pari-passu: expressão latina que significa "em igual passo", "simultaneamente", "ao mesmo tempo".
Considere o trecho selecionado a seguir. A opção da reprovação e do abandono escolar, por outro lado, coloca essas crianças na rua, ao alcance da violência e do crime, crescendo discriminadas (1) e muitas vezes ressentidas (2) com a sociedade que as abandonou. Sobre os elementos linguísticos destacados e numerados, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão envolve o reconhecimento dos elementos linguísticos no texto e sua classificação morfológica, ou seja, a identificação de palavras e seus valores gramaticais, como adjetivo, advérbio, sentido denotativo ou conotativo, além de sinônimos e antônimos.

A alternativa correta é a D. Vamos analisá-la:

D - o primeiro é antônimo de “integradas”, tem valor de adjetivo e está em sentido denotativo.

A palavra "discriminadas" é um adjetivo que descreve o estado das crianças no contexto apresentado, ou seja, elas estão sendo excluídas ou marginalizadas. O antônimo disso seria "integradas", que sugere inclusão e aceitação. Portanto, "discriminadas" está corretamente sendo comparada a "integradas". O uso é no sentido denotativo, ou seja, literal, sem figuras de linguagem.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - o segundo é sinônimo de “magoadas”, tem valor de adjetivo e está em sentido conotativo.

A palavra "ressentidas" realmente tem valor de adjetivo e pode ser considerada sinônimo de "magoadas", mas o sentido é denotativo, expressando um estado emocional real, e não conotativo, que envolveria metáforas ou significados ocultos.

B - o primeiro é sinônimo de “marginalizadas”, tem valor de advérbio e está em sentido denotativo.

"Discriminadas" realmente pode ser sinônimo de "marginalizadas", mas não é um advérbio. É um adjetivo, como já explicado. Portanto, essa alternativa está incorreta.

C - o segundo é antônimo de “regozijadas”, tem valor de advérbio e está em sentido denotativo.

A palavra "ressentidas" é um adjetivo e não um advérbio. Além disso, ainda que "ressentidas" possa ser antônimo de "regozijadas", o erro aqui é principalmente na classificação como advérbio.

Por fim, a alternativa D é a única que apresenta a análise correta dos elementos destacados, considerando todos os aspectos solicitados na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1º- discriminadas :que se distingue bem; nítido, claro, distinto.

2º- ressentidas : mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que se recebeu; rancor

---------------------------------------------------------------------------------------

a) o segundo é sinônimo de “magoadas”, tem valor de adjetivo e está em sentido conotativo. ( denotativo )

 

 b) o primeiro é sinônimo de “marginalizadas”, tem valor de advérbio ( adjetivo ) e está em sentido denotativo. 

 

 c) o segundo é antônimo de “regozijadas”, tem valor de advérbio ( adjetivo ) e está em sentido denotativo. 

 

Regojizar : causar regozijo a; alegrar(-se), contentar(-se)

 

 

 d) o primeiro é antônimo de “integradas”, tem valor de adjetivo e está em sentido denotativo.

 

Se eu estiver errado, corrijam-me.

Tem valor de adjetivo: faz referência às crianças.

Mas "discriminadas" não seria o MODO como as crianças irão crescer, tornando o termo um advérbio e a letra "b" certa?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo