O ponto que separa os dois períodos NÃO poderia ser substitu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624272 Português
O ponto que separa os dois períodos NÃO poderia ser substituído por vírgula em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CUIDADO

A questão possui duplo gabarito.

O enunciado nos solicita a construção na qual o ponto entre períodos não é substituível por virgula. Que pese o comando da questão não fazer qualquer referência a possibilidade ou não de alterações para adequação dos períodos ou tolerância a mudanças semânticas, levemos em consideração apenas a simples mudança de pontuação e, logicamente, de letras maiúsculas.

A) Ou seja: não houve nenhuma migração anterior a que Luzia pudesse pertencer. Ela era uma indígena comum.

Incorreta. O ponto que separa os períodos pode ser substituído por virgula sem causar maiores transtornos.

"...a que Luzia pudesse pertencer, ela era uma indígena comum."

B) O que aconteceu de verdade foi um pouco mais complicado: a onda que povoou a América se dividiu dentro do próprio continente. Onde hoje estão os EUA, um grupo que ficou conhecido como “Cultura Clóvis” prosperou e avançou em direção ao sul.

Correta. A substituição não é possível. Realiza-la causa não apenas a troca da classe morfológica de termos, como incorreção gramatical.

Na construção original, temos o adverbio de lugar "onde" iniciando a segunda oração, sendo para tanto equivalente a "No local em que..", formando uma oração subordinada adverbial locativa deslocada no segundo período.

"...a onda que povoou a América se dividiu dentro do próprio continente. No local em que hoje estão os EUA, um grupo que ficou conhecido como “Cultura Clóvis” prosperou e avançou em direção ao sul.

Procedendo-se à substituição proposta. o adverbio "onde" passa a ser um pronome reativo que introduz uma oração subordinada adjetiva, fazendo com que toda a construção localizada após tal termo fique desconexa dentro do período, prejudicando a correção gramatical.

"...a onda que povoou a América se dividiu dentro do próprio continente, onde hoje estão os EUA, um grupo que ficou conhecido como “Cultura Clóvis” prosperou e avançou em direção ao sul."

O problema fica mais claro ao retirarmos a oração subordinada adjetiva:

"...a onda que povoou a América se dividiu dentro do próprio continente um grupo que ficou conhecido como “Cultura Clóvis” prosperou e avançou em direção ao sul."

C) Quando chegou por aqui, deu origem a populações como a de Lagoa Santa (MG) – à qual pertence Luzia. Luzia, então, é “neta” de Clóvis.

Correta. A simples substituição da pontuação não é possível. Teríamos uma repetição injustificada de termos na construção.

"– à qual pertence Luzia, Luzia, então, é “neta” de Clóvis."

D) Foram duas ondas, de fato, mas ambas originadas de uma só migração que entrou pelo Estreito de Bering. O que contraria a hipótese de Neves.

Incorreta. A substituição é possível.

"...que entrou pelo Estreito de Bering, o que contraria a hipótese de Neves."

Possuímos duas possibilidades de gabarito e a questão é nula.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo