O tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagi...
I. A infecção ocorre pela introdução de esporos em solução de continuidade na pele e de mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza). II. O período de incubação é curto: em média, de 3 a 10 dias, podendo variar de 5 a 15 dias. III. Quanto menor for o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico. IV. O período de incubação é compreendido entre o aparecimento do primeiro sinal ou sintoma até o primeiro espasmo muscular espontâneo.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira- Tétano acidental, não há transmissão direta ou indireta, a infecção ocorre pela introdução dos esporos em solução de continuidade da pele ou mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza). Em meio a condições favoráveis de anaerobiose, os esporos transformam-se em formas vegetativas, que são as responsáveis pela produção de tetanospasminas.
II- Falsa- A alternativa propõe que o período de incubação é curto em média, de 3 a 10 dias, podendo variar de 5 a 15 dias, estando incorreta, o período de incubação é o período requerido pelo esporo para germinar, elaborar as toxinas e permitir que estas atinjam o sistema nervoso central, gerando alterações funcionais com aumento da excitabilidade. Varia de um dia a alguns meses, mas comumente é de 3 a 21 dias.
III- Verdadeira- Quanto ao tétano, o período que os sintomas levam para aparecer desde a infecção é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias. Nos casos em que o período de incubação é menor que 7 dias, o prognóstico é pior, ou seja, quanto menor for o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico.
IV- Falsa- A alternativa propõe que o período de incubação é compreendido entre o aparecimento do primeiro sinal ou sintoma até o primeiro espasmo muscular espontâneo, estando incorreta, o período de incubação é o período requerido pelo esporo para germinar, elaborar as toxinas e permitir que estas atinjam o sistema nervoso central, gerando alterações funcionais com aumento da excitabilidade.
Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo