O tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275943 Enfermagem
O tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, prevenível por vacina, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani (C. tetani), que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Sobre o modo de transmissão e o período de incubação, analise as assertivas abaixo:
  I. A infecção ocorre pela introdução de esporos em solução de continuidade na pele e de mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza).  II. O período de incubação é curto: em média, de 3 a 10 dias, podendo variar de 5 a 15 dias. III. Quanto menor for o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico. IV. O período de incubação é compreendido entre o aparecimento do primeiro sinal ou sintoma até o primeiro espasmo muscular espontâneo.
Quais estão corretas? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Tétano acidental é uma doença grave, não contagiosa, causada por uma bactéria (clostridium tetani) que é encontrada na natureza.

I- Verdadeira- Tétano acidental, não há transmissão direta ou indireta,  a infecção ocorre pela introdução dos esporos em solução de continuidade da pele ou mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza). Em meio a condições favoráveis de anaerobiose, os esporos transformam-se em formas vegetativas, que são as responsáveis pela produção de tetanospasminas.

II- Falsa-  A alternativa propõe que o período de incubação é curto em média, de 3 a 10 dias, podendo variar de 5 a 15 dias, estando incorreta, o período de incubação é o período requerido pelo esporo para germinar, elaborar as toxinas e permitir que estas atinjam o sistema nervoso central, gerando alterações funcionais com aumento da excitabilidade. Varia de um dia a alguns meses, mas comumente é de 3 a 21 dias.

III- Verdadeira-  Quanto ao tétano, o período que os sintomas levam para aparecer desde a infecção é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias. Nos casos em que o período de incubação é menor que 7 dias, o prognóstico é pior, ou seja, quanto menor for o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico.

IV- Falsa- A alternativa propõe que o período de incubação é compreendido entre o aparecimento do primeiro sinal ou sintoma até o primeiro espasmo muscular espontâneo, estando incorreta,  o período de incubação é o período requerido pelo esporo para germinar, elaborar as toxinas e permitir que estas atinjam o sistema nervoso central, gerando alterações funcionais com aumento da excitabilidade.



Gabarito: Letra B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata do tétano acidental, uma doença causada pela bactéria Clostridium tetani. A alternativa B (Apenas I e III) é a correta e vou explicar o porquê. A primeira afirmação (I) está correta, pois a infecção por tétano ocorre quando os esporos da bactéria são introduzidos no corpo através de uma ferida ou corte na pele ou membranas mucosas. A terceira afirmação (III) também está correta, pois geralmente, quanto menor o período de incubação de uma doença, mais grave ela é, e isso é verdade no caso do tétano. As afirmações II e IV estão incorretas. A afirmação II está errada porque o período de incubação do tétano é geralmente de 7 a 21 dias, não de 3 a 10 dias. A afirmação IV está errada porque o período de incubação de uma doença é o tempo desde a infecção até o surgimento dos primeiros sintomas, não até o primeiro espasmo muscular espontâneo, como é sugerido na afirmação. Portanto, apenas as afirmações I e III estão corretas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo