Em Onde hoje estão os EUA, um grupo que ficou conhecido com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624274 Português
Em Onde hoje estão os EUA, um grupo que ficou conhecido como “Cultura Clóvis” prosperou e avançou em direção ao sul. (linhas 24 a 26), a palavra grifada é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é sobre classe de palavras e quer saber a classificação da palavra destacada em "Onde hoje estão os EUA, um grupo que ficou conhecido como 'Cultura Clóvis' prosperou e avançou em direção ao sul.". Vejamos:

 .

A) advérbio.

Certo. "Onde" é advérbio de lugar.

Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

Advérbios de lugar (ajudam a caracterizar o lugar): aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, defronte, , adentro, afora, alhures, embaixo...

 .

B) pronome.

Errado.

Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos..

 .

C) conjunção.

Errado.

Conjunção: palavra invariável que une orações ou termos semelhantes (de mesma função sintática).

 .

D) interjeição.

Errado.

Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. 

 .

Gabarito: Letra A

Assertiva a

Em Onde hoje estão os EUA, (...) advérbio.

RESPOSTA A

9Ajuda-nos, ó Deus, Salvador nosso, pela glória do teu Nome! Livra-nos e perdoa nossos pecados, por causa do teu Nome! 10Por que hão de dizer as nações: “Onde está o seu Deus?” Diante de nossos olhos, mostra aos pagãos a tua vingança pelo sangue dos teus servos! 11Chegue à tua presença o lamento dos prisioneiros; com teu braço poderoso preserva os sentenciados à morte. 12Devolve a nossos vizinhos, sete vezes mais, a afronta com que te insultaram, Senhor! 13Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens; de geração em geração, para sempre te adoraremos e cantaremos os teus louvores.

#TCE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo