Assinale a opção correta em relação à disciplina legal do ex...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
autóPSia = Pós Seis horas
GAB: C
Art. 162 do CPP. A autópsia será feita pelo menos 6 (seis) horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.
A Autópsia (necropsia ou exame cadavérico) é um exame médico minucioso realizado em um cadáver para determinar o momento e a causa da morte.
A) O laudo de exame de corpo de delito deve ser firmado por, pelo menos, dois peritos. ERRADO
Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.
§ 1 Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.
B) A realização do exame de corpo de delito está condicionada à existência de perito oficial no local. ERRADO
Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.
§ 1o Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.
C) Em regra, a autópsia no corpo de vítima de homicídio somente pode ser feita após seis horas do óbito, a menos que os peritos julguem possível, de forma fundamentada, a antecipação do exame. CERTO
Art. 162. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.
Parágrafo único. Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.
D) Nas infrações que deixam vestígios, a prova testemunhal não pode suprir o exame de corpo de delito a fim de atestar a materialidade delitiva. ERRADO
Art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.
E) O exame de corpo de delito classifica-se como direto na hipótese em que os peritos examinam fotos e laudos médicos produzidos por médicos que tenham atendido a vítima de violência em um pronto-socorro. ERRADO
Esse é o exame indireto.
"Nas infrações que deixam vestígios, a prova testemunhal não pode suprir o exame de corpo de delito a fim de atestar a materialidade delitiva."
Se deixou vestígio, o corpo de delito será obrigatório e prova testemunhal não pode suprir. Em momento algum cita que os vestígios desapareceram.
Não há justificativa alguma para o erro dessa questão. Parem de passar pano para a banca!
Mais uma vez a Cespe querendo que nós aceitemos a subjetividades de suas questoes, nao ha o que se constetar, prova testemunal nao supre a ausencia de vestígio, neste contexto há duas alternativas corretas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo