As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275946 Enfermagem
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. Sobre ISTs, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. 

A) Correta  - A  gonorreia é uma IST (infecção sexualmente transmissível) que afeta pacientes de ambos os sexos. Ela é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e é considerada a segunda IST bacteriana mais comum em todo o planeta. A principal forma de transmissão da gonorreia é por meio de relação sexual com pessoa infectada, seja essa relação oral, vaginal ou anal, sem o uso de preservativo.

B) Correta - O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

C) Incorreta- A questão solicita a alternativa incorreta sobre as ISTs. A alternativa propõe que a sífilis é causada por um vírus e é caracterizada por feridas dolorosas nos genitais, estando incorreta, a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com cada estágio da doença, que se divide em: primária e secundária . A sífilis primária, geralmente  apresenta ferida única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias e é chamada de “cancro duro". Normalmente, ela não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.

D) Correta  - O Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível, de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. Na infecção primária estas lesões tendem a ser muito dolorosas.

E) Correta - A tricomoníase  é uma IST causada por um protozoário, o Trichomonas vaginalis, encontrado com mais frequência na genitália feminina. A transmissão é sexual e o uso da camisinha masculina ou feminina é a melhor forma de prevenção.

Gabarito: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa C é incorreta e, portanto, a resposta certa para a pergunta sobre qual opção é INCORRETA. A razão para isso é que a sífilis não é causada por um vírus, mas sim por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Além disso, embora a sífilis possa causar feridas nos genitais, essas feridas nem sempre são dolorosas. Este é um erro comum em relação ao entendimento das ISTs, pois muitas pessoas tendem a agrupar todas as doenças sexualmente transmissíveis como sendo causadas por vírus, quando na verdade, bactérias e outros microrganismos também podem ser responsáveis. Portanto, é importante lembrar que a sífilis é uma IST bacteriana, não viral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo