De acordo com as disposições da Lei n.º 12.850/2013, que def...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933420 Direito Processual Penal
De acordo com as disposições da Lei n.º 12.850/2013, que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige do candidato o conhecimento sobre organizações criminosas.

A- Incorreta. O crime de organização criminosa só é considerado hediondo quando direcionado à prática de crime hediondo ou equiparado.

Art. 1º, Lei 8.072/90 (lei dos crimes hediondos): "São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados: (...) Parágrafo único. Consideram-se também hediondos, tentados ou consumados:  (...) V - o crime de organização criminosa, quando direcionado à prática de crime hediondo ou equiparado".     


B- 
Incorreta. É necessário ainda que essas infrações tenham pena máxima prevista em lei superior a 4 anos ou que sejam de caráter transnacional. 

Art. 1º, § 1º, Lei 12.850/2013 (lei das organizações criminosas): "Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.


C- Incorreta. Ação controlada é meio de obtenção de prova que consiste em atrasar a atuação da polícia ou do Ministério Público para que ela ocorra no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações. A lei não exige requerimento ou autorização, apenas prévia comunicação ao juiz.

Art. 8º, Lei 12.850/2013: "Consiste a ação controlada em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações. § 1º O retardamento da intervenção policial ou administrativa será previamente comunicado ao juiz competente que, se for o caso, estabelecerá os seus limites e comunicará ao Ministério Público".


D- 
Incorreta. A infiltração de agentes é meio de obtenção de prova que pode ser utilizado quando necessário, não de forma indistinta e obrigatória. 

Art. 11, Lei 12.850/2013: "O requerimento do Ministério Público ou a representação do delegado de polícia para a infiltração de agentes conterão a demonstração da necessidade da medida, o alcance das tarefas dos agentes e, quando possível, os nomes ou apelidos das pessoas investigadas e o local da infiltração".


E- Correta. É o que dispõe a Lei 12.850 em seu art. 10: "A infiltração de agentes de polícia em tarefas de investigação, representada pelo delegado de polícia ou requerida pelo Ministério Público, após manifestação técnica do delegado de polícia quando solicitada no curso de inquérito policial, será precedida de circunstanciada, motivada e sigilosa autorização judicial, que estabelecerá seus limites".
  
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: E

A) ERRADO - Só será crime hediondo se a formação da ORCRIM tiver como fim a prática de crimes hediondos.

B) ERRADO - A palavra APENAS invalidou a assertiva, visto que somados aos requisitos citados há também o cometimento de crimes com pena superior a quatro anos ou de caráter transnacional.

C) ERRADO - A ação controlada na referida lei não necessita de autorização judicial, e sim de uma previa comunicação.

D) ERRADO - A infiltração de agentes não é obrigatória, visto que depende de indícios de infração penal e quando a prova não puder, a prova, ser obtida por outros meios.

E) CORRETO

B) § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

C)AÇÃO CONTROLADA:  § 1º O retardamento da intervenção policial ou administrativa será previamente comunicado ao juiz competente que, se for o caso, estabelecerá os seus limites e comunicará ao Ministério Público.

1) autoridade policial comunica o juiz

2) Comunicação será sigilosamente distribuída, de forma a não conter informações que possam comprometer a operação

3) O juiz comunicará ao MP e poderá estabelecer limites à ação controlada

4) Até o encerramento da diligência, o acesso aos autos será restrito ao juiz, ao Ministério Público e ao delegado de polícia, como forma de garantir o êxito das investigações.

5) Ao término da diligência, elaborar-se-á auto circunstanciado acerca da ação controlada.

Art. 9º Se a ação controlada envolver transposição de fronteiras, o retardamento da intervenção policial ou administrativa somente poderá ocorrer com a cooperação das autoridades dos países que figurem como provável itinerário ou destino do investigado, de modo a reduzir os riscos de fuga e extravio do produto, objeto, instrumento ou proveito do crime.

D) DA INFILTRAÇÃO DE AGENTES: Art. 10. A infiltração de agentes de polícia em tarefas de investigação, representada pelo delegado de polícia ou requerida pelo Ministério Público, após manifestação técnica do delegado de polícia quando solicitada no curso de inquérito policial, será precedida de circunstanciada, motivada e sigilosa autorização judicial, que estabelecerá seus limites.

§ 3º A infiltração será autorizada pelo prazo de até 6 (seis) meses, sem prejuízo de eventuais renovações, desde que comprovada sua necessidade. (na infiltração virtual é a mesma regra, porém tendo limite de 720 dias)

GAB: E

Art. 14. São direitos do agente:

I - recusar ou fazer cessar a atuação infiltrada;

II - ter sua identidade alterada, aplicando-se, no que couber, o disposto no bem como usufruir das medidas de proteção a testemunhas;

III - ter seu nome, sua qualificação, sua imagem, sua voz e demais informações pessoais preservadas durante a investigação e o processo criminal, salvo se houver decisão judicial em contrário;

IV - não ter sua identidade revelada, nem ser fotografado ou filmado pelos meios de comunicação, sem sua prévia autorização por escrito.

Gabarito: E

Infiltração: Autorização judicial para a Lei de Drogas e na Lei do Crime Organizado.

Flagrante controlado:

- Drogas: Autorização judicial.

- Crime organizado: Não precisa de autorização judicial.

Fonte: Colegas do QC.

Ação Controlada é o FLAGRANTE DIFERIDO/PRORROGADO

Fundamentação -  Consiste a ação controlada em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações.

Na Orcrim - Prévia comunicação

Lei de Drogas - Autorização judicial

2023 vai ser o nosso ano!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo