Para que seu conteúdo possa ser interpretado por qualquer us...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito correto é E - errado.
A questão em análise trata de sistemas operacionais e a geração de arquivos binários através de um processo de compilação. O equívoco no enunciado está na afirmação de que um arquivo binário, após ser compilado, seria interpretável por qualquer usuário, o que não corresponde à realidade.
O processo de compilação tem como objetivo transformar o código fonte, escrito em uma linguagem de programação de alto nível, em instruções binárias que possam ser executadas pelo processador de um computador. Portanto, o resultado dessa compilação é um arquivo binário que, embora possa ser "lido" pela máquina, não é diretamente acessível ou compreensível pela maioria dos usuários sem ferramentas apropriadas.
Os arquivos binários são uma série de instruções codificadas que parecem incoerentes para a pessoa comum, pois não são formatados como textos ou documentos que possam ser facilmente lidos. A interpretação desses arquivos requer habilidades e ferramentas especializadas para desmontagem e engenharia reversa.
Portanto, é fundamental diferenciar a interpretação feita por máquinas—que executam as instruções contidas no arquivo binário—daquela feita por humanos, que geralmente lidam com arquivos de texto ou documentos formatados de maneira compreensível. A afirmação do enunciado sugerindo que um arquivo binário compilado é interpretável por qualquer usuário está, portanto, incorreta.
Em resumo, um arquivo binário, mesmo sendo executável e operante em um sistema operacional, não revela um conteúdo claro e compreensível para o usuário sem os conhecimentos técnicos apropriados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Visualizando Arquivos Binários [editar]
Se você abrir um arquivo binário em um editor de texto, cada grupo de oito bits será transliterado para um único caracter, e você verá uma (provavelmente ininteligível) quantidade de caracteres de texto. Se você abrir o mesmo em alguma outra aplicação, que a aplicação terá seu próprio uso para cada byte: pode ser que as aplicações tratem cada byte como um número e a saída seja um fluxo de dados numéricos entre 0 e 255 — ou talvez interprete os números em bytes como cores e mostre a figura. Se o arquivo será tratado como um executável e executará, então o computador tentará interpretar o arquivo como um serie de instruções de sua própria linguagem de maquina.
Um editor hex pode ser usado para visualizar os valores hexadecimal (e possivelmente também os caracteres decimal, binários ou ASCII) por seus correspondentes bytes de um arquivo binário. Os bytes podem então ser manipulados pela mudança do valor hexadecimal no editor hex.
Arquivo binário é uma definição comum para todo o arquivo que não é legível por humanos. É praticamente o contrário de um arquivo texto.
Porém, cada tipo de arquivo binário, é um tipo diferente! Eu posso criar uma especificação e arquivos binários que funcione somente no meu programa, salvando dados de uma maneira que só eu saberei ler. E pronto! Ou então eu posso usar um arquivo binário pronto e descbrir como ele foi feito, ou seja, qual o padrão que ele usa. Normalmente, para grandes distribuições de arquivos, as especificações (no caso de ser um formato aberto) são encontradas na internet.
Tome por exemplo o JPEG, é um formato de arquivo binário para imagens. Supomos que você tenha um programa e quer ler estes arquivos na sua forma original (RAW). Você acessaria, dentre os diversos sites, talvez este: http://www.ijg.org/files
Ali poderia baixar o arquivo jpegsrc.v6b.tar.gz, que contém a implementação do jpeg, e então ver como este arquivo é constituído. Ou seja, você estaria mergulhando na especificação do arquivo binário jpeg
E assim vai para cada arquivo. Alguns são de arquitetura fechada (programas específicos), outros são de arquitetura fechada mas possuem equivalentes de código aberto. Há ainda os arquivos de arquitetura fechada que tiveram implementações não oficiais usando engenharia reversa. Enfim, cada arquivo, é um caso
Fonte:http://www.hardware.com.br/comunidade/arquivo-serem/298670/
Os binários são incompreensíveis para os usuários, mas são ótimos para as máquinas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo