Segundo o Manual de Redação da Presidência da República,...
Na era da inteligência artificial, como fica
a segurança de dados?
Pesquisadores explicam que as novas técnicas de computação abrem novas possibilidades para golpes e invasões cibernéticas
PEROSSI, J. Na era da inteligência artificial, como fica a segurança de dados? Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/ radio-usp/na-era-da-inteligencia-artificial-como-fica-a-seguranca--de-dados/. Acesso em: 8 maio 2024. Adaptado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com o manual: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias. Procure perceber certa hierarquia de ideias que existe em todo texto de alguma complexidade: as fundamentais e as secundárias (...)
Gabarito B
O MRPR destaca a necessidade de clareza na organização textual para transmitir informações com precisão e sem ambiguidades. A objetividade nos textos oficiais é garantida quando as ideias são organizadas de forma lógica e hierarquizada, facilitando a compreensão do leitor.
3.2 Objetividade
Ser objetivo é ir diretamente ao assunto (ALTERNATIVA E) que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias. Procure perceber certa hierarquia de ideias que existe em todo texto (ALTERNATIVA B) de alguma complexidade: as fundamentais e as secundárias. Essas últimas podem esclarecer o sentido daquelas (ALTERNATIVA C), detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também ideias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas, o que também proporcionará mais objetividade ao texto. A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto (ALTERNATIVA D) e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. É errado supor que a objetividade suprime a delicadeza de expressão ou torna o texto rude e grosseiro (ALTERNATIVA A).
Fonte: MPPR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo