Em um desenho que apresente proporção áurea, podem-se criar ...
desenho e projeto nos projetos de arquitetura.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que trata da presença de elementos relacionados à proporção áurea em desenhos arquitetônicos.
Tema central: A questão aborda o uso da proporção áurea, um conceito matemático e estético amplamente utilizado em artes e arquitetura para criar harmonia e equilíbrio visual. A proporção áurea, também conhecida como divina proporção, é um número irracional aproximado de 1,618, representado pela letra grega φ (phi).
Resumo teórico: A proporção áurea pode ser encontrada em diversas formas na natureza e tem sido utilizada por arquitetos e artistas ao longo da história para criar formas agradáveis e equilibradas. Em um desenho que utiliza essa proporção, podemos ter:
- Segmentos áureos: Divisões de uma linha ou segmento em partes que seguem a proporção áurea.
- Retângulos áureos: Retângulos cujos lados estão na proporção áurea, frequentemente utilizados no design de espaços e na composição estética.
- Triângulos áureos: Triângulos isósceles onde a razão entre os lados é a proporção áurea.
Justificativa para a alternativa correta: A alternativa correta é C - certo, porque, de fato, um desenho que siga a proporção áurea pode apresentar esses elementos: segmentos, retângulos e triângulos que utilizam essa proporção. Não há equívoco na afirmação feita.
Análise das alternativas: Neste caso, como é uma questão de certo ou errado, o foco é na justificativa da alternativa correta. A alternativa correta foi marcada dado que a afirmação é verdadeira e consistente com os conceitos fundamentais da proporção áurea.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Desde a Antiguidade, a proporção áurea é empregada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi ), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colméias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
\FONTE: Wikipedia
http://www.uel.br/cce/mat/geometrica/php/dg/dg_4t.php
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo