Nesse contexto descrito no texto 3, as empresas desenvolvem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: FGV - 2018 - Banestes - Assistente Social |
Q892345 Serviço Social

Texto 3


No Brasil, a reestruturação produtiva obedeceu ao receituário neoliberal, colhendo também seus principais resultados: elevados índices de desemprego e precarização das condições de trabalho. Dessa forma, novas exigências começam a ser feitas para os assistentes sociais. 

Nesse contexto descrito no texto 3, as empresas desenvolvem novas modalidades de consumo da força de trabalho, que adquirem materialidade
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segue um texto de 2002. Embora o ano, as ideias me pareceram bem atuais. Se alguém conseguir uma refrência mais atual, compartilhe conosco. 

 

"Para atender às exigências mais individualizadas de mercado, no melhor tempo e com melhor "qualidade", é preciso que a produção se sustente num processo produtivo flexível, que permita a um operário operar com várias máquinas (em média cinco máquinas, na Toyota), rompendo-se com a relação um homem/uma máquina que fundamenta o fordismo. E a chamada "polivalência" do trabalhador japonês, que mais do que expressão e exemplo de uma maior qualificação, estampa a capacidade do trabalhador em operar com várias máquinas, combinando "várias tarefas simples" (conforme o interessante depoimento do ex-líder sindical japonês, Ben Watanabe, 1993a: 9). Coriat fala em desespecialização e polivalência dos operários profissionais e qualificados, transformando-os em trabalhadores multifuncionais (Coriat, 1992b: 41)"

Fonte: https://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/02/antunes-adeus-ao-trabalho.pdf (acesso em 26/05/18, pág 16 do pdf)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo