A base teórica que rege as intervenções arquivísticas é conh...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
b) Errada. Fundo é o conjunto documental produzido e recebido por uma instituição no decorrer de suas atividades. É um conceito, importante, mas não é uma diretriz básica.
c) Certa. O Princípio da Proveniência preconiza que os documentos de arquivo devem ficar sob a guarda do produtor, e não devem ser misturados aos documentos de outros produtores, sob pena de perder a organicidade, ou seja, o vínculo entre o documento, a atividade da instituição e a própria instituição em si. Por esse princípio, os documentos não se misturam e ficam protegidos no âmbito da instituição produtora, o que permite que outros princípios e processos sejam aplicados com segurança.
d) Errada. Descrição documental: consiste em analisar o documento, retirar os elementos que o representa e criar instrumentos de pesquisa, a partir desses elementos coletados, para facultar o acesso. A descrição pode ser aplicada em qualquer fase do ciclo documental, entretanto, é uma atividade tipicamente do arquivo permanente justamente pela ligação com os instrumentos de pesquisa e com a necessidade de estabelecer mecanismos de acesso a documentos selecionados.
e) Errada. Tipologia documental: "é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora"
Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.
Gabarito do Professor: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
O princípio da proveniência preconiza que os documentos de arquivo de uma instituição devem ficar juntos a ela, sem que ocorra mistura com documentos de outras instituições. Esse princípio dá base para que todas as atividades sejam desenvolvidas, se os documentos estão protegidos, todas as outras atividades podem ser empreendidas.
Fonte: Direção Concursos
"Seja forte e corajoso"
[ESAF-ANA-2009] A base teórica das intervenções arquivísticas, que garante a constituição e a plena existência da unidade fundamental em Arquivística é a(o): princípio da proveniência. (certo)
[UFBA-UFBA-2011] É um pressuposto da Arquivologia, afirmar que o Princípio da Proveniência é a base teórica, a lei que rege todas as intervenções arquivísticas. Nesse sentido, o respeito a esse princípio, na organização e no tratamento dos arquivos, somente é permitido, quando se tratar de arquivos correntes. (errado)
Princípio da Proveniência fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
O princípio da proveniência também é a base teórica, a lei que rege todas as intervenções arquivísticas. Dessa forma esse princípio deve ser respeitado na organização e no tratamento dos arquivos, qualquer que seja sua origem, sua idade, sua natureza ou seu suporte. É esse princípio que garante a constituição e a plena existência da unidade de base da arquivística, que é o fundo de arquivo (ROUSSEAU; COUTURE, 1998).
ARQUIVOLOGIA: A
EU: PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
Impressionante como cai sobre o princípio de provieniência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo