O diagnóstico compatível com o quadro clínico e o procedimen...
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:
Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, relata sentir-se “estressado” por ter de resolver problemas de gestão de pessoas no ambiente de trabalho, tendo desenvolvido sintomas de “ansiedade” que o levam a “ficar nervoso” diante do tratamento odontológico. A queixa principal do paciente é de “dor forte” nas gengivas, que sangram “sem motivo”. Ele refere, adicionalmente, ter febre
e mal-estar. O exame clínico mostra úlceras gengivais em forma de cratera nas papilas interdentais da região dos incisivos inferiores.
Há grandes quantidades de biofilme bacteriano dental e o sangramento gengival é espontâneo. O exame radiográfico mostra ausência
de perda óssea.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- O tratamento da GUN inclui instrução de higiene oral, debridamento mecânico do dente e terapia antimicrobiana sistêmica.
- O debridamento poderia ser a principal etapa do tratamento, mas a prescrição concomitante de antibióticos do grupo da penicilina ou do metronidazol pode ser indicada se a destruição for severa, se houver envolvimento sistêmico e\ou dos nódulos linfáticos.
- Alterações na arquitetura gengival após GUN ,em particular crateras interdentais, podem exigir correção cirúrgica, a fim de facilitar o controle de placa.
(LINDHE)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo