Assinale a opção correta acerca da Norma Brasileira de Desc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933444 Arquivologia
Assinale a opção correta acerca da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trabalhou com diferentes pontos que elencam características da NOBRADE.

a) Errada. "Da mesma maneira que aquelas normas internacionais, a NOBRADE não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais."

b) Errada. "Área de contextualização, onde se registra informação sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição;"

c) Errada. "Não repetição da informação – com o objetivo de evitar redundância de informação em descrições hierarquicamente relacionadas."

d) Errada. "a NOBRADE não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais."

e) Certa. "Considera-se a existência de seis principais níveis de descrição, a saber: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção14 (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5). São admitidos como níveis intermediários o acervo da subunidade custodiadora (nível 0,5), a subseção (nível 2,5) e a subsérie (nível 3,5). Graficamente, o Apêndice A mostra como se estruturam os níveis 0 a 5."

Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Gabarito do Professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

- acervo da entidade custodiadora (nível 0)

-fundo ou coleção (nível 01)

- seção (nivel 02)

- série (nivel 03)

- dossiê ou processo (nivel 04)

- item documental (nivel 05)

A) A ISAD(G), exatamente por pretender ser internacional, aplicável a todos os tipos de materiais arquivísticos, utilizável tanto em sistemas manuais quanto automatizados de descrição.

B)  Área de identificação, onde se registra informação essencial para identificar a unidade de descrição. Área de contextualização, é onde se registra informação sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição.

C) Unidades de descrição hierarquicamente relacionadas e com o mesmo produtor dispensam a repetição da indicação do produtor. 

D) a NOBRADE não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais. Tem por objetivo estruturar a informação a partir de elementos de descrição comuns, buscando interferir o mínimo possível na forma final em que as descrições são apresentadas.

E) Considera-se a existência de seis principais níveis de descrição, a saber: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção14 (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5). São admitidos como níveis intermediários o acervo da subunidade custodiadora (nível 0,5), a subseção (nível 2,5) e a subsérie (nível 3,5). Graficamente, o Apêndice A mostra como se estruturam os níveis 0 a 5.

Fonte: Portal GOV.BR; "NOBRADE". Tem no site para baixar em PDF.

O gabarito da banca foi E).

A NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística) contém seis níveis principais de descrição. Eles são: Fundo, Subfundo, Grupo, Série, Dossiê e Documento. Esses níveis de descrição fornecem um quadro para representar o contexto e a estrutura hierárquica dos documentos de arquivo.

As demais opções estão incorretas:

A) A NOBRADE foi desenvolvida para ser aplicada independentemente do sistema de descrição ser automatizado ou manual.

B) Na NOBRADE, as informações sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição são registradas na área de contexto, e não na de identificação.

C) O princípio da NOBRADE é minimizar a repetição de informação em descrições hierarquicamente relacionadas, e não o contrário.

D) A NOBRADE tem como objetivo padronizar a criação de descrições arquivísticas, mas não determina especificamente os formatos de entrada e saída de dados em sistemas de descrição.

Lembrando que:

O ISAD (G) possui 7 áreas de informação descritiva;

A NOBRADE possui 6 níveis de descrição.

a)  “A norma em apreço foi desenvolvida para a utilização em sistemas de descrição automatizados. Sistemas manuais seguem norma específica.” (NOBRADE foi desenvolvida para ser utilizada tanto em sistemas automatizados e manuais)

b) “Na norma em consideração, as informações sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição são registradas na área de identificação.” (na verdade, são registradas na área de contextualização)

c) “A NOBRADE tem como princípio a repetição da informação para contextualização em descrições hierarquicamente relacionadas.” (Geral para particular; relevante para o nível de descrição; relação entre descrições; não repetição da informação)

d) “O objetivo da norma em questão é padronizar formatos de entrada e saída de dados em sistemas de descrição, interferindo na apresentação final das descrições." (visa interferir o mínimo possível)

e) a esse nível da minha vida: Algum Fundo Seguro Sera De Importancia

0 Acervo 1 Fundo 2 Seção 3 Série 4 Dossiê 5 Item

Gab:E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo