O modelo em espiral para desenvolvimento de software é fund...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1370938 Engenharia de Software
Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
O modelo em espiral para desenvolvimento de software é fundamentado no faseamento comumente adotado em projetos de engenharia a partir da década de 70 do século passado. Tal modelo considera as seguintes fases: análise de requisitos, definição, projeto, implementação, integração e testes, operação e manutenção.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado.

O modelo em espiral é um modelo de desenvolvimento de software que se destaca por sua abordagem iterativa e incremental. Desenvolvido por Barry Boehm na década de 1980, o modelo em espiral se afasta da ideia de faseamento linear e fixo adotado em projetos de engenharia clássicos, incorporando, ao contrário, uma estrutura que permite refinamentos sucessivos através de iterações consecutivas, também conhecidas como espirais.

No modelo em espiral, cada iteração é composta por quatro atividades principais, que são: determinação de objetivos, avaliação de alternativas, desenvolvimento e teste (que por sua vez pode incluir análise de requisitos, projeto, implementação e integração) e planejamento da próxima iteração. Além disso, um aspecto fundamental do modelo em espiral é a avaliação e gerência de riscos em cada ciclo. O modelo de fases mencionado na questão, que inclui análise de requisitos, definição, projeto, implementação, integração e testes, operação e manutenção, remete mais diretamente ao modelo cascata ou a um modelo de desenvolvimento de software tradicional.

Portanto, a afirmativa está errada pois o modelo em espiral não é fundamentado no faseamento linear típico de projetos de engenharia da década de 70, mas sim numa abordagem iterativa que integra a avaliação de riscos e permite adaptações conforme o projeto de software evolui.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Modelo em Espiral.

- Cada Volta na espiral representa uma fase no processo.

- Os loops na espiral são escolhidos dependendo do que for necessário.

·        Setores modelos em espiral

-> Planejamento

-> Analise de Riscos

-> Engenharia

-> Avaliação do cliente

·        Modelo em espiral

-> Acrescenta aspectos gerenciais ao desenvolvimento de software.

- Planejamento – toma decisões

- Analise de risco.

* Porem, é complexo e querer experiência na avaliação de risco!.

Na representação o desenvolvimento é dividido em quatro setores (SOMMERVILLE, 2011):

  1. Definição de objetivos: onde são definidos os objetivos para essa fase do projeto, identificando as restrições e preparando um plano de gerenciamento detalhado que inclui todos os possíveis riscos do projeto;
  2. Avaliação e redução de riscos: para cada risco identificado é feita uma “Análise de Risco” detalhada com o objetivo de identificar estratégias para reduzi-lo ou evitá-lo. Por exemplo, caso exista uma dificuldade em especificar claramente um requisito, isso significa que existe um “risco de requisitos inadequados” e para amenizá-lo será preciso desenvolver um protótipo para apresentar ao cliente a fim de colher sugestões para refinar os requisitos. (Um protótipo é uma simulação do sistema, podendo ser desenhado em papel ou programado de forma simples e não funcional para que o cliente tenha uma ideia melhor do que o engenheiro entendeu de seus requisitos. Mais informações sobre prototipagem será fornecida em um artigo exclusivo sobre Interface Humano-Computador);
  3. Implementação e validação: com as estratégias definidas, é escolhido um modelo de desenvolvimento, como por exemplo, o “Modelo em Cascata”, “Modelo Incremental”, etc. Pode-se utilizar modelos diferentes em cada volta de implementação, conforme a necessidade;
  4. Planejamento e Especificação: o projeto todo é analisado para verificar o que foi realizado e planejar quais serão os próximos passos para iniciar novas voltas do espiral ou concluir o sistema.

Fonte: https://medium.com/contexto-delimitado/o-modelo-em-espiral-de-boehm-ed1d85b7df

No livro do Sommerville, 7º edição, pg 49, possui o modelo em espiral do processo de software de Boehm. Cada volta do espiral possui:

1. Determinar objetivos, alternativas e restrições

2. Avaliar alternativas, identificar, resolver riscos

3. Planejar próxima fase

4. Desenvolver, verificar produto de próximo nível

  • QUESTÃO PF 2021 - Embora não seja dirigido a riscos, o modelo de desenvolvimento de sistemas espiral de Boehm inclui, em seu framework, a etapa de análise e validação dos requisitos. ERRADA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo