Disciplina: Redes de Abastecimento de Água e Saneamento Públ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304543 Auditoria de Obras Públicas
Disciplina: Redes de Abastecimento de Água e Saneamento Público

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Os objetivos do saneamento são: abastecimento de água; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos esgotos; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos - lixos; drenagem das águas pluviais; higiene dos locais de trabalho e de lazer, escolas e hospitais; higiene e saneamento dos alimentos; controle de artrópodes e de roedores (vetores de doenças); controle da poluição do solo, do ar e da água, poluição sonora e visual; saneamento em épocas de emergências.

II. A captação é o conjunto de estruturas e dispositivos construído ou montado junto ao manancial, para se efetuar a tomada de água destinada ao sistema de abastecimento. As obras de captação devem ser projetadas e construídas de forma a assegurar, em qualquer época do ano, condições de fácil entrada de água e, tanto quanto possível, da melhor qualidade encontrada no manancial escolhido. As obras de captação deverão ser implantadas, preferencialmente em trechos retilíneos do curso de água ou, quando em curva, junto à sua curvatura externa (margem côncava), onde a velocidade da água é maior.

III. Os reservatórios têm por finalidades: atendimento das variações do consumo; atendimento das demandas de emergência da cidade; melhoria e adequação das condições de pressão. Para definir a capacidade do reservatório de um sistema de distribuição, existem várias fórmulas e maneiras, porém na prática se adota 1/3 do consumo máximo diário. Um reservatório retangular em planta terá o menor comprimento de paredes se suas dimensões guardarem a relação x/y = 3/4. Um reservatório elevado será mais econômico se sua seção horizontal for circular. Os reservatórios cilíndricos têm dimensões econômicas, quando a relação entre a altura de água e o raio do reservatório estiver na proporção 1:1, ou h = R.

IV. A água no cenário urbano tem os seguintes destinos: o doméstico, quando a água é usada nas habitações e compreende as parcelas destinadas às finalidades higiênicas, alimentares, e à lavagem em geral; comercial e industrial variando de acordo com o tipo de estabelecimento; público que corresponde à parcela de água utilizada na irrigação de jardins, lavagem de ruas e passeios, nos edifícios públicos, alimentação de fontes, esguichos e chafarizes e demais equipamentos públicos.

V. A rede de distribuição é constituída por um conjunto de condutos assentados nas vias públicas, com a função de conduzir a água para os pontos de consumo. Nas redes de distribuição, têm-se dois tipos de condutos: principais e secundários. Os condutos principais, troncos ou mestres, são as canalizações de maior diâmetro, responsáveis pela alimentação dos condutos secundários. Efetuam o abastecimento de extensas áreas da cidade. Os condutos secundários, de menor diâmetro, são os que estão em imediato contato com os pontos de consumo ou ramais de entrada. A vazão de distribuição é calculada Q=PqK1K2/86400 "l/s"

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

USOS DA ÁGUA

A água no cenário urbano pode ter os seguintes usos.
a) doméstico: Água usada nas habitações e compreende as parcelas destinadas às finalidades higiênicas, alimentares, e à lavagem em geral. Conforme dados pesquisados, o consumo doméstico registra, em média, os seguintes valores, expressos em litros por habitante por dia( litros / hab. / dia).


b) comercial e industrial: variável de acordo com o tipo de estabelecimento.


c) público: parcela de água utilizada na irrigação de jardins, lavagem de ruas e passeios, nos edifícios públicos, alimentação de fontes, esguichos e chafarizes e demais equipamentos públicos.


d) perdas e desperdícios: água que se perde por vazamentos na rede pública e nas residências e as que são desperdiçadas pelos maus hábitos da população.




Então em outras palavras, eu poderia dizer:

Um dos destinos da água no ambiente urbano é para perdas e despedícios...

Questão I da 11: OBJETIVOS DO SANEAMENTO a) abastecimento de água; b) coleta, remoção, tratamento e disposição final dos esgotos; c) coleta, remoção, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos - lixos; d) drenagem das águas pluviais; e) higiene dos locais de trabalho e de lazer, escolas e hospitais; f) higiene e saneamento dos alimentos; g) controle de artrópodes e de roedores (vetores de doenças); h) controle da poluição do solo, do ar e da água, poluição sonora e visual; i) saneamento em épocas de emergências (quando ocorrem calamidades, como: enchentes, terremotos, maremotos, tufões, tornados, ciclones etc., ou quando ocorrem epidemias de determinadas doenças).

Que questão mais estranha, primeiro porque "perdas e desperdícios" são consequência de outros usos (na distribuição do uso doméstico); segundo, porque se você for levar ao pé da letra todos os destinos da água no âmbito urbano não são só os quatros citados pelos colegas. Acho complicado quando a banca pega citação/estudo de determinado autor, não o referencia e o decreta como lei... faltou um "Dentre os principais destinos da água no cenário urbano..."

Qual a resposta para essa pergunta...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo