Com relação ao uso de redes virtuais ou VLANs em redes locai...
O protocolo spanning tree pode estar habilitado para se fazer uso de VLANs em rede local.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O uso de VLANs (Virtual Local Area Networks), que são redes virtuais que permitem segmentar uma rede física em múltiplas redes lógicas, é uma prática comum para organizar e segregar o tráfego de rede em diferentes domínios de broadcast, o que aumenta a segurança e o desempenho da rede. Cada VLAN atua como se fosse uma rede separada, mesmo que compartilhem a mesma infraestrutura física.
Para garantir que o tráfego entre essas VLANs seja eficiente e sem interrupções, o protocolo Spanning Tree (STP) é essencial. O STP é um protocolo de rede projetado para evitar loops de rede na topologia de Ethernet. Quando estamos trabalhando com VLANs, é possível que tenhamos várias interconexões entre switches, o que aumenta o risco de loops. O STP garante que, mesmo em uma rede com várias potenciais caminhos redundantes, apenas um caminho ativo será utilizado para o tráfego de dados, enquanto os outros estarão em standby, prontos para serem ativados caso o caminho ativo falhe, proporcionando assim redundância e robustez à rede.
Portanto, o protocolo Spanning Tree não só pode como deve estar habilitado em um ambiente que faz uso de VLANs para evitar loops de rede e garantir a estabilidade e confiabilidade da infraestrutura de rede. Isso justifica que a afirmação da questão é correta, pois o STP é uma ferramenta complementar no gerenciamento de redes com VLANs.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
"O Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo de Camada 2 executado em pontes e switches. A especificação para o STP é chamada de IEE 802.1D O principal objetivo do STP é garantir que você não crie loops quando tiver caminhos redundantes na rede. Os loops estão inoperantes em uma rede."
Princípios do STP:
*Somente um caminho ativo pode existir entre 2 estações na rede
*Bloquear as portas que impliquem em loops fechados.
Pode sim, pois a vlan cria um domínio de broadcast que pode ser bem extenso, então uma spanning tree evita que aconteçam Loops dentro desto da vlan.
O problema da questão é que, está dizendo que o Spanning tree habilita o uso de VLAN e não com Vlan.. em se tratando de CESPE a gente nunca sabe ao certo se ela está fazendo pegadinha ou se ela escreveu mal a questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo