Modelos clássicos de desenvolvimento de software propõem qu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
O enunciado aborda a concepção de um sistema de informação para monitoramento de navios mercantes e nos leva a uma discussão sobre metodologias de desenvolvimento de software. Ele menciona modelos clássicos de desenvolvimento e sugere que estes propõem a repetição cíclica de fases, com o objetivo de aprimorar o produto a cada iteração. Para responder a esta questão, é importante ter conhecimento sobre modelos de desenvolvimento de software, como o modelo cascata e modelos iterativos e incrementais, a exemplo do modelo espiral e metodologias ágeis.
O modelo cascata, um exemplo clássico, é linear e sequencial, onde cada fase do desenvolvimento é seguida uma vez, sem retornar para fases anteriores, exceto para correção de problemas. Em contraste, modelos iterativos e incrementais, como o modelo espiral e as metodologias ágeis, propõem o desenvolvimento através de repetições cíclicas (iterações), onde o software é desenvolvido em partes, sendo cada uma delas planejada, desenvolvida e testada em ciclos repetidos, com o objetivo de aprimoramento contínuo até chegar ao produto final. Neste contexto, cada iteração é uma oportunidade de revisar e melhorar o produto, baseando-se no feedback e na análise de requisitos, permitindo que o software evolua progressivamente.
Portanto, a afirmação de que modelos clássicos de desenvolvimento de software propõem a repetição cíclica de fases não é correta se associarmos o termo "clássicos" ao modelo cascata, que é linear e não iterativo. A confusão pode surgir pelo fato de que modelos iterativos e incrementais também não são novos, mas eles se diferenciam do modelo cascata clássico por essa característica iterativa. Por isso, a alternativa E - errado é a correta, porque generaliza o conceito de modelos clássicos de forma imprecisa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo