Carta, ofício, memorando, aviso, circular e relatório são ex...
os itens seguintes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os exemplos citados no item são de espécie documental, que é a reunião de formatos. Quando tratamos de carta, aviso, circular, etc, estamos diante de configurações que um documento pode assumir. Por exemplo: memorando é uma espécie, pois qualquer documento pode ser configurado como um memorando.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Carta, ofício, memorando, aviso, circular e relatório são exemplos de espécies documentais existentes em órgãos públicos.
Abçs.
- Carta, ofício, memorando, aviso circular e relatório são tipos de "correspondências" ou espécies documentais.
- Correspondência é a comunicação escrita, recebida ( passiva) ou expedida (ativa), apresentada sob várias formas ( cartas, ofícios, memorando, entre outras), podendo ser interna ou externa, oficial ou particular, ostensiva ou sigilosa.
Gênero documental (suporte físico) ==> Esécie documental (correspondências) ==> Tipo documental
Ex: Textual = Gênero ==> contrato = Espécie ==> contrato de concessão = Tipo
- Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas. Ex.: Memorando, Ofício, Processo, Relatório, Guia, Requisição.
- Formato: Configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex.: Caderno, Livro, Cartaz, Folha.
- Tipo Documental: Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Ex.: Relatório de Substituição de Promotores de Justiça, Guia de Encaminhamento, Requisição de Diárias.
Obs.: Algumas vezes a Espécie Documental já configura o Tipo Documental. Ex.: Mapa de Freqüência, Memorial, Prontuário Médico.
Fonte: http://www.mp.rs.gov.br/temporalidade/glossario
Natureza dos documentos: 1 - Formato: é a configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado:
Exemplos: formulários, ficha, livro, caderno, planta, folha, cartaz, microficha, rolo, tira de microfilme, mapa
2- Espécie: é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.
Exemplos: ata, relatório, carta, ofício, proposta, diploma, atestado, requerimento, organograma)
3. Gênero: configuração que assume um documento de acordo com os sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo.
Exemplos: audiovisual (filmes), fonográfico (discos, fitas); iconográficos (obras de arte, fotografias, negativos, slides); textual (documentos escritos de uma forma geral); tridimensionais (esculturas, objetos, roupas; magnéticos/informáticos (disquetes, cd-rom); cartográfico Atlas, mapa, globo, fotografia aérea, etc.
4- Tipo de documento: é a configuração que assume um documento de acordo com a atividade que a gerou.
Exemplos: Ata de Posse; Boletim de Notas e Frequência de Alunos, Regimento de Departamento, Processo de Vida Funcional, Tabela salarial etc.
Fonte: Noções Básicas de Organização de Arquivos por Neire de Róssio Martins
Bons Estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo