No paradigma de orientação a objetos, o acesso aos atributos...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C (certo)
No contexto da Engenharia de Software, e mais especificamente na Orientação a Objetos, é fundamental o conceito de encapsulamento dos dados. Este conceito preconiza que o acesso aos atributos de uma classe deve ser controlado e, para tanto, utiliza-se métodos especiais conhecidos como acessores (getters) e modificadores (setters).
Dessa forma, em vez de permitir o acesso direto aos atributos, a classe oferece métodos públicos que possibilitam ler (get) ou modificar (set) os valores desses atributos. Essa abordagem serve a multiple propósitos: permite um controle mais refinado sobre como os dados são acessados e alterados, aumenta a segurança do código e facilita a manutenção. A interface que os métodos fornecem age como um contrato entre a classe e o restante do código que vai manipulá-la, garantindo que mudanças internas na classe não afetem outras partes do sistema que dependem dela.
Portanto, a afirmação de que o acesso aos atributos das classes no paradigma orientado a objetos deve ser feito exclusivamente por meio de uma interface definida por métodos específicos de cada classe está correta, estando em conformidade com as boas práticas da orientação a objetos e com os princípios de encapsulamento e abstração que guiam esse paradigma.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Entendo que a questão se refere ao conceito de encapsulamento da programação orientada a objetos e é justamente isso que o conceito indica. Somente alterar atributos, como saldo de uma conta bancária, através de um método, tal como um método para sacar parte do dinheiro. Desta forma, não há como alterar o saldo diretamente sem um método para aquela classe, havendo uma proteção da informação.
mas forçou colocar que seria exclusivo por uma interface
Creio que o que mais confunde nessa questão é o "exclusivamente por meio de uma interface", mas se lembrar dos conceitos e um dos princípios de O.O eles reforçam que devemos sempre favorecer interfaces, ou seja programar para interfaces e não implementação, então se levar por esse lado creio que a questão fica mais clara.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo