A respeito de fraude, erro e relevância/materialidade, docum...
A respeito de fraude, erro e relevância/materialidade, documentação, planejamento e execução da auditoria, julgue o item que se segue.
Ao planejar procedimentos adicionais de auditoria, o auditor se obriga a obter evidência de auditoria mais persuasiva quanto maior for a avaliação de risco do auditor.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C (Certo)
Vamos analisar o tema central da questão. Quando falamos de auditoria, um dos conceitos fundamentais é o planejamento dos procedimentos de auditoria. Isso envolve avaliar os riscos associados a uma auditoria e, com base nessa avaliação, determinar quais procedimentos devem ser realizados para obter uma evidência de auditoria adequada.
Na questão apresentada, aborda-se a relação entre a avaliação de risco e a evidência de auditoria. A regra geral é que quanto maior for a avaliação do risco, mais substanciais e persuasivas devem ser as evidências obtidas pelo auditor. Isso significa que, em situações onde o risco é alto, o auditor precisa ser mais diligente e aprofundado na busca por informações que suportem suas conclusões.
Por exemplo, se um auditor percebe que há um risco significativo de fraude em determinada área da empresa, ele deve buscar evidências robustas que confirmem ou refutem essa hipótese. Isso pode envolver técnicas adicionais de auditoria como testes de controle, testes substantivos detalhados, entre outros.
A alternativa C ("Certo") é a correta porque reflete esse princípio básico de auditoria: quanto maior a avaliação de risco, mais persuasiva deve ser a evidência obtida. Este é um conceito amplamente aceito na prática de auditoria e está alinhado com as normas internacionais de auditoria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Risco de detecção
A44. Para um dado nível de risco de auditoria, o nível aceitável de risco de detecção tem uma relação inversa com os riscos avaliados de distorção relevante no nível da afirmação. Por exemplo, quanto maiores são os riscos de distorção relevante que o auditor acredita existir, menor é o risco de detecção que pode ser aceito e, portanto, mais persuasivas são as evidências de auditoria exigidas.
NBC TA 200
Gab: C
De acordo com a NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados, quando o auditor identifica riscos mais elevados de distorção relevante, ele deve planejar e executar procedimentos adicionais de auditoria que forneçam evidência mais persuasiva e confiável.
Isso significa que:
- Quanto maior o risco, mais rigorosos e detalhados devem ser os procedimentos de auditoria.
- O auditor pode aumentar o tamanho da amostra, usar procedimentos mais diretos e confiáveis e buscar fontes externas para validar informações.
Se um auditor identifica um alto risco de fraude em recebíveis, ele pode:
✅ Solicitar confirmação externa diretamente dos clientes (mais persuasiva).
❌ Em vez de apenas revisar registros internos da empresa (menos persuasivo).
Dado que a norma exige que o auditor obtenha evidências mais robustas e confiáveis quando o risco é maior, a afirmativa está correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo