“Os principais insumos utilizados para a produção de bioene...
“Os principais insumos utilizados para a produção de bioenergia no país são a cana-de-açúcar e o óleo de soja. Esses insumos são produzidos em sistemas produtivos (...) com alta intensidade de capital e de agroquímicos (em especial no caso do biodiesel)”.
Disponível em: http://www.eumed.net/libros/2009d/610/
O%20BRASIL%20E%20OS%20BIOCOMBUSTIVEIS.htm
Tendo em vista o sistema produtivo e as características apontadas no texto, quanto à irrigação, nesse sistema,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa D
Vamos entender o raciocínio por trás desta questão e o porquê da alternativa D ser a correta. A questão aborda a produção de bioenergia no Brasil, destacando o uso intensivo de capital e agroquímicos, especialmente no caso do biodiesel. Para responder corretamente, precisamos ter um bom entendimento sobre os impactos ambientais da agricultura intensiva e o papel da irrigação nesse contexto.
A alternativa D está correta porque tanto o escoamento superficial quanto a percolação profunda da água carregam agroquímicos, como fertilizantes e pesticidas, que podem poluir o ambiente. O escoamento superficial pode levar esses compostos para corpos d'água superficiais, enquanto a percolação profunda pode contaminar os lençóis freáticos, afetando a qualidade da água subterrânea.
Agora, vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
A - O uso de agroquímicos não polui os solos, já que não há escoamento da água.
Essa afirmação está equivocada. Os agroquímicos podem poluir os solos independentemente do escoamento da água. Além disso, o escoamento da água não é a única via de contaminação; a percolação também pode ocorrer, levando contaminantes para camadas mais profundas do solo.
B - O único risco da irrigação é a sua propagação através dos ventos, o que é impossível de ser minimizado.
Esta alternativa também está incorreta. A irrigação pode causar riscos além da propagação através dos ventos, como a contaminação do solo e da água por meio do escoamento superficial e da percolação. Além disso, existem técnicas para minimizar a propagação de agroquímicos pelo vento, como o uso de barreiras vegetais.
C - Mesmo que possa ocorrer a percolação profunda ao longo do perfil do solo, não haverá poluição dos lençóis.
Novamente, esta afirmação é equivocada. A percolação profunda pode sim levar contaminantes aos lençóis freáticos, resultando na poluição das águas subterrâneas. Portanto, a percolação profunda é um risco significativo para a qualidade da água.
E - Apesar de ocorrer a contaminação superficial dos solos, o que não representa um problema ambiental, não há a contaminação profunda das águas subterrâneas.
Esta alternativa está incorreta em dois pontos. Primeiro, a contaminação superficial dos solos é um problema ambiental sim, pois pode afetar a vida vegetal e animal na superfície. Segundo, a contaminação não se restringe à superfície; a percolação pode levar contaminantes a camadas profundas, poluindo as águas subterrâneas.
Com isso, fica evidente que a alternativa D é a única que reconhece corretamente os impactos ambientais do uso de agroquímicos e da irrigação em sistemas produtivos intensivos. O conhecimento sobre os processos de escoamento superficial e percolação profunda, e seus efeitos, é essencial para resolver essa questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo