Julgue o item a seguir, em relação a evidências, risco de au...
Julgue o item a seguir, em relação a evidências, risco de auditoria, amostragem, procedimentos, fraude e erro.
A apropriação indevida de ativos é usualmente cometida por empregados em grandes valores; quando cometida pela administração, geralmente é mais fácil de detectar, devido à utilização de métodos mais visíveis e ao nível hierárquico que ela ocupa.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão está relacionado à fraude e à detecção de apropriação indevida de ativos em auditoria externa. É importante entender como esses conceitos se aplicam ao contexto das organizações e qual a dificuldade em identificar essas práticas, principalmente considerando a posição hierárquica de quem as comete.
A alternativa correta é a letra E - errado.
Justificativa: A afirmação de que a apropriação indevida de ativos é mais fácil de detectar quando cometida pela administração está incorreta. Na prática, é geralmente o oposto. A administração tem o poder de manipular registros e controles internos, o que pode dificultar a detecção de fraudes. Eles podem estar envolvidos em fraudes complexas que utilizam métodos sofisticados e menos visíveis.
Por outro lado, quando a apropriação é cometida por empregados que não estão em posições de controle, as fraudes tendem a ser em valores menores, mas possivelmente mais facilmente detectáveis por meio de controles internos e auditorias regulares.
Compreender esses conceitos auxilia o auditor a focar seus esforços nos pontos críticos de uma auditoria e a aplicar procedimentos específicos para detectar possíveis irregularidades.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TA 240 (R1) – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO A FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Responsabilidade do auditor
7- Além disso, o risco do auditor não detectar uma distorção relevante decorrente de fraude da administração é maior do que no caso de fraude cometida por empregados, porque a administração frequentemente tem condições de manipular, direta ou indiretamente, os registros contábeis, apresentar informações contábeis fraudulentas ou burlar procedimentos de controle destinados a prevenir fraudes semelhantes, cometidas por outros empregados.
O item está errado.
A apropriação indevida de ativos, quando cometida por empregados, geralmente envolve valores menores e métodos mais disfarçados, dificultando sua detecção. Já quando é praticada pela administração, o risco de detecção costuma ser menor, pois a administração tem maior controle sobre os registros contábeis e os processos internos, podendo manipular documentos e ocultar fraudes de forma mais sofisticada. Além disso, a administração pode influenciar os controles internos, dificultando a identificação da fraude pelos auditores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo