Para que o fluoreto presente na água de abastecimento públic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970138 Odontologia

Atenção: Para responder à questão, considere a situação descrita a seguir: 


ACLS, sexo masculino, com 7,7 anos de idade, é o segundo de uma família de 3 filhos. O irmão mais velho tem 9,2 anos de idade e a irmã tem 5 anos de idade. O pai, com 32 anos de idade, tabagista e usuário eventual de bebida alcoólica, é motorista de caminhão e a mãe, com 28 anos de idade, trabalha cuidando da casa e dos filhos. A mãe não fuma e não faz uso de bebida alcoólica. A família reside em uma casa com acesso à água de abastecimento público, que é fluoretada desde maio de 2018, em um bairro de Cuiabá que registra indicadores socioeconômicos precários. Na área da residência trabalha uma equipe de saúde da família (ESF). Na dieta da família predominam alimentos processados e com açúcar adicionado. A mãe de ACLS está no quinto mês de gravidez e as consultas médicas do pré-natal estão em conformidade com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos os membros da família foram examinados pela cirurgiã-dentista da Unidade de Saúde, em diferentes momentos, no segundo trimestre de 2022. A ocorrência de cárie dentária apresentou as características indicadas no Quadro abaixo. 



Para que o fluoreto presente na água de abastecimento público de Cuiabá contribua para a prevenção da cárie dentária em todos os membros da família, sua concentração deve ser de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está relacionada ao papel do fluoreto na prevenção da cárie dentária e a sua concentração ideal na água de abastecimento público. O fluoreto é um elemento que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes a cárie. Agora, considerando o contexto de uma área com condições socioeconômicas precárias e a prevalência de uma dieta rica em alimentos processados e açucarados, a necessidade de fluoreto é ainda maior. A alternativa correta é a E - 0,7 mgF/L. Este valor é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a fluoretação da água, sendo considerado eficaz para a prevenção da cárie dentária e ao mesmo tempo seguro, evitando o risco de fluorose dental, uma condição que pode ocorrer devido à ingestão excessiva de fluoreto.

0,7 mgF/L regiões quentes

0,8 mgF/L regiões frias

Limite máximo: 1,5 mgF/L

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo