Ao estabelecer um quadro referencial para a Educação Matemá...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3192590 Não definido

Ao estabelecer um quadro referencial para a Educação Matemática “tradicional”, Skovsmose (2001) identifica três vertentes didáticopedagógicas predominantes, que são: Estruturalismo, Pragmatismo e Orientação-aoprocesso.


Estas vertentes podem ser descritas como (não necessariamente nesta ordem):


I – O conhecimento é construído a partir de conceitos bem definidos e pré-estabelecidos, que são transmitidos linearmente dos professores aos estudantes, por meio da análise lógica.


II – A essência da matemática está em suas aplicações; portanto, fora das estruturas matemáticas. É essencial ilustrar de várias maneiras como a matemática pode ser útil.


III – O interesse principal da educação matemática é dar aos estudantes oportunidades para fazerem eles mesmos reinvenções, abordando principalmente como a construção do pensamento é feita.


Podemos dizer que as vertentes Estruturalismo, Pragmatismo e Orientação-ao-processo, se relacionam, respectivamente, com os itens:

Alternativas