Leia as afirmativas a seguir: I. A Revolta de Canudos ocor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1732167 História
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Revolta de Canudos ocorreu no Rio de Janeiro e sofreu repressão do governo ao Arraial de Canudos, pois esse local foi considerado núcleo monarquista e uma ameaça à recém-criada República. II. Como ditador, Getúlio Vargas assume o esquema político denominado Populismo. Com suas concessões ao povo, como as Leis Trabalhistas e a criação do Ministério do Trabalho, ele conseguia manter os sindicatos sob a tutela do governo. Assim, conseguia influir na opinião pública, apresentando o Estado como benevolente mediador dos conflitos trabalhistas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário sobre a afirmativa I:

A Revolta de Canudos não ocorreu no Rio de Janeiro, mas sim no interior do estado da Bahia. O Arraial de Canudos foi liderado por Antônio Conselheiro e, de fato, sofreu intensa repressão do governo. Entretanto, a interpretação de que Canudos representava um núcleo monarquista é controversa. A revolta foi um movimento social de caráter messiânico e sertanejo que desafiou a ordem republicana, mas não necessariamente com o objetivo de restaurar a monarquia no Brasil.

Comentário sobre a afirmativa II:

Getúlio Vargas é frequentemente associado ao Populismo, especialmente em seu período do Estado Novo (1937-1945) e depois em seu segundo governo (1951-1954). Durante sua gestão, ele implementou várias políticas trabalhistas, incluindo as leis que regulamentavam o trabalho e a criação do Ministério do Trabalho. Essas medidas, de fato, aumentaram sua popularidade entre os trabalhadores e permitiram ao Estado um controle sobre os sindicatos, usando-os como forma de exercer influência sobre a opinião pública e apresentar-se como um mediador nos conflitos trabalhistas.

Resposta Correta: C - A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

A alternativa correta é a letra C, pois ela reflete com precisão a realidade dos eventos históricos citados. A afirmativa I é falsa, uma vez que a Revolta de Canudos ocorreu na Bahia e não era um movimento de caráter monarquista explícito. A afirmativa II é verdadeira ao descrever o regime de Getúlio Vargas e suas políticas populistas e trabalhistas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. A Revolta de Canudos ocorreu no Rio de Janeiro (na Bahia) e sofreu repressão do governo ao Arraial de Canudos, pois esse local foi considerado núcleo monarquista e uma ameaça à recém-criada República.

II. Como ditador, Getúlio Vargas assume o esquema político denominado Populismo. Com suas concessões ao povo, como as Leis Trabalhistas e a criação do Ministério do Trabalho, ele conseguia manter os sindicatos sob a tutela do governo. Assim, conseguia influir na opinião pública, apresentando o Estado como benevolente mediador dos conflitos trabalhistas.

I- local: Bahia nāo Rio de Janeiro.

GAB-C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

A Guerra de Canudos foi um confronto entre os moradores da cidade de Canudos e o Exército Brasileiro, no qual mais de 25 mil pessoas foram mortas. A cidade era um vilarejo na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, um líder religioso, e ali moravam seus seguidores.

EU LEMBRO DO CONFLITO, FOI AQUI PERTO, DOIS QUARTEIRÕES PARA PERTO DA ORLA. !!!

GAB-C

CASA, CADEIA, CANELA, CAPOEIRA!!!

assistem canudos, otimo filme.

GABARITO - C

Guerra de Canudos foi uma série de conflitos armados envolvendo o Exército brasileiro e sertanejos que seguiam o líder religioso Antônio Conselheiro, tendo ocorrido entre 1896 e 1897, no Arraial de Canudos, interior do estado da Bahia.

II. Como ditador, Getúlio Vargas assume o esquema político denominado Populismo. Com suas concessões ao povo, como as Leis Trabalhistas e a criação do Ministério do Trabalho, ele conseguia manter os sindicatos sob a tutela do governo. Assim, conseguia influir na opinião pública, apresentando o Estado como benevolente mediador dos conflitos trabalhistas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo