A mãe de ACLS relatou discreto sangramento gengival ao escov...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970141 Odontologia

Atenção: Para responder à questão, considere a situação descrita a seguir: 


ACLS, sexo masculino, com 7,7 anos de idade, é o segundo de uma família de 3 filhos. O irmão mais velho tem 9,2 anos de idade e a irmã tem 5 anos de idade. O pai, com 32 anos de idade, tabagista e usuário eventual de bebida alcoólica, é motorista de caminhão e a mãe, com 28 anos de idade, trabalha cuidando da casa e dos filhos. A mãe não fuma e não faz uso de bebida alcoólica. A família reside em uma casa com acesso à água de abastecimento público, que é fluoretada desde maio de 2018, em um bairro de Cuiabá que registra indicadores socioeconômicos precários. Na área da residência trabalha uma equipe de saúde da família (ESF). Na dieta da família predominam alimentos processados e com açúcar adicionado. A mãe de ACLS está no quinto mês de gravidez e as consultas médicas do pré-natal estão em conformidade com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos os membros da família foram examinados pela cirurgiã-dentista da Unidade de Saúde, em diferentes momentos, no segundo trimestre de 2022. A ocorrência de cárie dentária apresentou as características indicadas no Quadro abaixo. 



A mãe de ACLS relatou discreto sangramento gengival ao escovar os dentes. O exame de glicemia em jejum registrou 93 mg/dL e a pressão está dentro dos padrões de normalidade. O exame clínico mostrou gengivite, mas não foram detectadas bolsas periodontais ou cálculos dentais. Biofilmes dentais e demais condições clínicas não apresentaram risco para periodontopatias moderadas ou graves. O dente 46 estava ausente e o dente 47 apresentava destruição coronária sem perspectiva de reabilitação, necrose pulpar recente deduzida da anamnese, tratamento endodôntico com prognóstico negativo e cavidade de cárie provocando retenção alimentar. Houve indicação de exodontia do dente 47 e concordância da paciente com o procedimento, com relato de procedimento similar em gestação anterior. O plano preventivo-terapêutico indicado para esse quadro clínico inclui 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é um cenário clínico que envolve a saúde bucal de uma mulher grávida. A alternativa A é a correta, pois apresenta as melhores práticas para lidar com a situação descrita. Primeiro, é necessário orientar a mãe a melhorar seus hábitos de higiene bucal, o que inclui adequação na escovação e uso de fio dental. Esses são passos importantes para tratar e prevenir a gengivite, condição esta que a mãe apresenta. Em segundo lugar, é importante adequar a dieta, minimizando a ingestão de açúcares, o que contribuirá para a prevenção de cáries dentárias, um problema presente na família. A exodontia (extração dentária) do dente 47 é indicada devido à extensão da destruição coronária e à necrose pulpar, e pode ser realizada durante a gestação, pois a condição dental da mãe poderia levar a complicações mais graves se não tratada. As outras alternativas apresentam orientações que são parcialmente corretas ou incorretas, como a contraindicação de procedimentos invasivos durante a gestação (alternativa E), a orientação para escovação sem dentifrício fluoretado (alternativas B e C), que é um importante elemento para prevenção de cáries, ou a realização da exodontia somente após o parto (alternativa D), podendo trazer riscos à saúde da mãe e do bebê durante a gestação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo