Na administração pública, há a tendência de substituição gra...
Na gestão do desempenho, a definição dos objetivos e metas individuais é responsabilidade dos supervisores, que em seguida combinam com os funcionários as estratégias de trabalho necessárias para que se possa cumpri-los.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado.
Tema da questão: Gestão do Desempenho na Administração Pública
Explicação:
A gestão do desempenho representa uma abordagem moderna que vai além dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho. Ela envolve um processo contínuo de comunicação e colaboração entre gestores e funcionários, visando alinhar os objetivos individuais aos objetivos organizacionais.
Análise da questão:
A questão afirma que, na gestão do desempenho, a definição dos objetivos e metas individuais é responsabilidade exclusiva dos supervisores, que então combinam com os funcionários as estratégias de trabalho necessárias para alcançá-los.
Justificativa da alternativa correta (E - errado):
Na prática da gestão do desempenho, a definição de objetivos e metas não é uma tarefa exclusiva dos supervisores. Esse processo é colaborativo, envolvendo tanto os supervisores quanto os próprios funcionários. Essa colaboração é fundamental para garantir que as metas sejam realistas, alinhadas aos interesses de ambas as partes e, sobretudo, motivadoras.
Os funcionários participam ativamente na definição das metas e objetivos para que possam sentir-se mais comprometidos e responsáveis pelo seu cumprimento. Além disso, essa abordagem permite que os próprios funcionários proponham estratégias de trabalho, aproveitando ao máximo seu conhecimento e experiência prática.
Alternativas incorretas (C - certo):
Se a afirmativa estivesse correta, significaria que a gestão do desempenho é um processo unilateral, onde apenas os supervisores definem as metas e objetivos, o que não é condizente com a prática atual de gestão do desempenho. A interação e a participação ativa dos funcionários são essenciais para o sucesso dessa abordagem.
Portanto, a ideia de que apenas os supervisores definem metas na gestão do desempenho está equivocada. A gestão do desempenho é, por natureza, um processo bidirecional e colaborativo.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o conceito de gestão do desempenho e a justificativa para a alternativa correta. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais detalhes, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADA
Na gestão do desempenho, a definição dos objetivos e metas individuais é responsabilidade dos supervisores, que em seguida combinam com os funcionários as estratégias de trabalho necessárias para que se possa cumpri-los. (ERRADA)
Na gestão do desempenho, a definição dos objetivos e metas individuais é de responsabilidade conjunta, ou seja, do colaborador juntamente com a chefia.
Guimarães (1998), seguindo as proposições de Alury & Riechel (1994), sugere o desenvolvimento de um modelo integrado de gestão de desempenho, entendido, aqui, como um processo resultante de três etapas – planejamento, acompanhamento e avaliação.
Planejamento: a partir do plano estratégico da organização, é realizado o diagnóstico da situação atual, que constitui fonte de informação relevante à definição de objetivo, resultados e metas. Objetivos e metas devem ser definidos de modo compartilhado entre a liderança e os liderados. A identificação e a construção de medidas para verificar o grau de afastamento ou de aproximação do desempenho desejado também são realizadas nessa etapa. A validade das medidas é uma questão crítica em qualquer sistema dessa natureza. Quanto maior o alinhamento entre as medidas construídas para mensurar o desempenho humano e as modeladas para mensurar o desempenho organizacional, maior a validade das informações geradas.Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos – Andréia Ribas e Cassiano Salim, 2013.
Errado! Na avaliação por objetivos , não cabe ao supervisor definir os objetivos, líder e liderado acordam objetivos juntos!
Uma forma sistemática de utilizar a fixação de objetivos é por meio de um programa de administração por objetivos (APO). A administração por objetivos enfatiza que os objetivos devem ser tangíveis, verificáveis e mensuráveis, além de serem estabelecidos de maneira participativa.
APO é a forma de organizar o trabalho na qual líder e liderado acordam os objetivos em função dos quais o liderado irá trabalhar.Fonte: Prof Lilian Quintão - ponto dos concursos
Gestão de pessoas - idalberto chiavenato 4°edição pg 210
Na gestão do desempenho, a definição dos objetivos e metas individuais são responsabilidades do chefe e subordinado, um processo colaborativo e participativo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo