Antes do procedimento cirúrgico, foram aferidos alguns indic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970147 Odontologia

Atenção: Para responder à questão, considere a situação descrita a seguir: 


ACLS, sexo masculino, com 7,7 anos de idade, é o segundo de uma família de 3 filhos. O irmão mais velho tem 9,2 anos de idade e a irmã tem 5 anos de idade. O pai, com 32 anos de idade, tabagista e usuário eventual de bebida alcoólica, é motorista de caminhão e a mãe, com 28 anos de idade, trabalha cuidando da casa e dos filhos. A mãe não fuma e não faz uso de bebida alcoólica. A família reside em uma casa com acesso à água de abastecimento público, que é fluoretada desde maio de 2018, em um bairro de Cuiabá que registra indicadores socioeconômicos precários. Na área da residência trabalha uma equipe de saúde da família (ESF). Na dieta da família predominam alimentos processados e com açúcar adicionado. A mãe de ACLS está no quinto mês de gravidez e as consultas médicas do pré-natal estão em conformidade com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos os membros da família foram examinados pela cirurgiã-dentista da Unidade de Saúde, em diferentes momentos, no segundo trimestre de 2022. A ocorrência de cárie dentária apresentou as características indicadas no Quadro abaixo. 



Antes do procedimento cirúrgico, foram aferidos alguns indicadores do pai de ACLS, que apresentou glicemia de jejum de 97 mg/dL e medidas de pressão arterial dentro dos padrões de normalidade. Um componente com importante participação na geração do coágulo sanguíneo, formação óssea e osseointegração, favorecendo o implante dentário por sua ação antifibrinolítica é o ácido
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • O ácido tranexâmico reduz sangramento e reduz a necessidade de hemotransfusão. É usado no manejo de traumatismos de grande porte, hemorragia e como profilaxia em cirurgia.
  • A dose padrão é de 1g por via intravenosa, durante um mínimo de 10 minutos.
  • O principal mecanismo de ação é a atividade antifibrinolítica.
  • Também possui efeitos anti-inflamatórios e pode ajudar a atenuar a síndrome da resposta inflamatória sistêmica em pacientes cardíacos.
  • Não há evidências de eventos trombóticos com o uso do ácido tranexâmico, mas ainda há preocupações teóricas, e recomenda-se cuidado em pacientes com histórico recente ou significativo de tromboembolismo venoso.
  • Em pacientes cardíacos, mostrou-se que ele aumenta o risco de convulsões, e os fabricantes não recomendam o uso em nenhum paciente com histórico de convulsões. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo