De acordo com o CFESS (2014), a tendência atual de judiciali...
Nesse sentido, considere as requisições a seguir:
I. Realizar avaliações sociais no sistema socioeducativo para atestar se o adolescente pode ou não retornar ao convívio social.
II. Atestar que determinado trabalhador está inapto para o trabalho, em razão de dificuldades de se adequar às regras institucionais.
III. Afirmar se pai ou mãe ou outro parente é mais apto para assumir a guarda ou tutela de crianças e adolescentes, sem uma análise da totalidade da realidade de vida desse público.
É(são) de fato requisição(ões) demandada(s) pela instituição para a realização de estudo social:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
Gabarito E
Errei na primeira tentativa, pois considerei a III como errada. Pois a partir do momento que a afirmativa diz: "sem uma análise da totalidade da realidade de vida desse público." A considerei como errada, de acordo com meus resumos MIOTO diz: Estudo Social: é um instrumento utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas específicas.
isso: sem análise da totalidade da realidade da visa desse público???????
o trabalho do assistente social deve considerar a totalidade de acordo com as dimensões ético, técnicas e metodológicas.
além disso a questão fala de pai, mãe ou outro parente serem mais aptos a guarda ou tutela. esta errado pq a tutela só existe na ausência dos pais, então n tem como eles serem aptos ou não aptos a tutela.
ATENÇÃO!
Essa questão é uma crítica do CFESS as demandas postas ao/a assistente social, considerando a “judicialização da vida”. A referência é a publicação: Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico: subsídios para reflexão. org. CFESS. 1ª edição. Brasília – DF: CFESS, 2014:
“Nesse sentido, os/as assistentes sociais são frequentemente acionados a realizarem estudo social a partir de objetivos postos pelas instituições, que tendem a produzir novas violações de direitos. Essas requisições se manifestam de diversas formas:
[...]
- Afirmar se pai ou mãe ou outro parente é mais apto para assumir a guarda ou tutela de crianças e adolescentes, sem uma análise de totalidade da realidade de vida desse público, tendendo a culpabilizá-lo pela situação posta. O mesmo vale para situações envolvendo curatela de idosos/as, de pessoas com deficiência ou com transtorno mental;
- Realizar avaliações sociais no sistema socioeducativo, focando-as unicamente no comportamento do/a adolescente de forma a culpabilizá-lo/a ou à sua família, sem análise dos limites institucionais ou de sua realidade de vida. Nessa mesma perspectiva, atestar se o/a adolescente pode ou não retornar ao convívio social;
- Atestar que determinado/a trabalhador/a está inapto/a para o trabalho, em razão de ‘dificuldades’ de se adequar às regras institucionais – que, lembrando, são fortemente marcadas por relações hierárquicas.”
GAB: Letra E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo