A escravidão no Brasil foi longa, porém não ocorreu sem sus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912065 História e Geografia de Estados e Municípios
A escravidão no Brasil foi longa, porém não ocorreu sem suscitar revoltas e contestações. A historiografia destaca alguns desses conflitos, tais como o Quilombo de Palmares e a Revolta dos Malês. Assim como as duas anteriormente citadas, ocorreu no Espírito Santo uma revolta de escravizados que buscava o cumprimento de uma suposta promessa feita por um padre. Essa revolta é denominada:  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PRINCIPAL MOVIMENTO CONTRA A ESCRAVIDÃO NO ESPIRITO SANTO

  • INSURREIÇÃO DE QUEIMADOS
  • ACONTECE A CAMINHADA NOTURNADOS ZUMBINS
  • DOA 19 DE MARÇO DE 1949
  • LIDERADA PELOS HEROIS CHICO PREGO/JOÃO DA VIUVA/ ELISIÁRIO
  • OCORREU O GRITO DE LIBERDADE DOS ESCRAVOS

Principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo, a Insurreição do Queimado é resultado da construção de um processo político de conquistas e foi um marco na história da negritude capixaba. Contam os pesquisadores que a revolta nasceu de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito do município de Serra.

Teve como heróis : Chico Prego, João da Viúva e Elisiário

ESTOPIM: Tido como defensor dos ideais de liberdade, o missionário tinha interesses políticos em construir uma igreja na região, e teria garantido a negociação da alforria com os donos de fazendas, em troca da construção do templo pelos escravos. Há relatos de que o frei não teria garantido nada, e, sim, prometido interceder junto aos fazendeiros para obter a concessão da alforria. Consta, ainda, que ele realmente não admitia a escravidão e que teria estabelecido uma estreita ligação com os escravos, o que preocupava e contrariava quem usava a mão de obra escrava para enriquecer.

#CFO-PMES 2024

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo