O Segundo Reinado, sob o governo de Dom Pedro II, foi marca...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D - Conflitos internos constantes.
Comentário: Ao analisarmos o período do Segundo Reinado, sob o governo de Dom Pedro II, observamos que este foi um tempo de estabilidade política, principalmente devido à consolidação do Poder Moderador e do Parlamentarismo às avessas, onde o imperador tinha grande influência sobre a escolha dos membros do gabinete de ministros, assim como sobre as decisões políticas chave.
Além disso, houve uma expansão significativa da cafeicultura, que se tornou o principal produto de exportação do Brasil e a base da economia nacional da época. Esse crescimento da cafeicultura foi acompanhado pelo aumento da imigração europeia, que veio para substituir a mão de obra escrava e trabalhar nas fazendas de café, especialmente em São Paulo.
Outro ponto importante foi a Abolição da escravatura, que se deu com a assinatura da Lei Áurea em 1888, durante o reinado de Dom Pedro II. Esse ato foi o culminar de um processo gradual de libertação dos escravos, que começou com a Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico transatlântico de escravos, seguido pela Lei do Ventre Livre e pela Lei dos Sexagenários.
Contrariamente às alternativas anteriores, o Segundo Reinado não foi marcado por conflitos internos constantes. De fato, houve alguns conflitos isolados, como a Guerra do Paraguai e algumas revoltas internas, mas eles não caracterizaram o período como um todo. Portanto, a alternativa que não se enquadra no contexto do Segundo Reinado é a opção D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os conflitos internos constantes ocorreram durante o período regencial
o período em que D. Pedro ll esteve no poder foi marcado por uma estabilidade política, visto que a solução para diminuir os conflitos durante o período regencial foi colocar o Pedrinho no poder para assim terem uma figura política forte e estável. A oposição a monarquia começou mesmo crescer após a guerra do Paraguai, em que o exército voltou da guerra com pensamentos abolucionistas e republicanos e também o imperador perdeu o apoio da igreja. Aí depois que foi promulgada a lei áurea que as coisas desandaram para o Pedrinho porque os ricos fazendeiros escravistas pararam de apoia-lo e passaram a apoiar a república. Assim, sem o apoio de ninguém, a monarquia caiu.
Fui muito seco na letra A por pensar que ainda não houve estabilidade política no país.
O governo de D. Pedro II foi marcado por uma estratégia conhecida como Parlamentarismo às Avessas. Essa estratégia do monarca consistia na alternância das indicações aos altos cargos do Governo entre Liberais e Conservadores.
Qual a justificativa da banca pra alternativa D está incorreta?
- Estabilidade política: O Segundo Reinado foi marcado por um período de relativa estabilidade política, com apenas dois presidentes do Conselho de Ministros durante todo o período.
- Crescimento econômico: O Segundo Reinado foi um período de grande crescimento econômico, impulsionado pela expansão da cafeicultura.
- Modernização: O Segundo Reinado foi marcado por diversas medidas de modernização do país, como a construção de ferrovias, portos e telégrafos.
Análise das demais alternativas:
- A. Correta: O Segundo Reinado foi um período de relativa estabilidade política, com apenas dois presidentes do Conselho de Ministros durante todo o período.
- B. Correta: A expansão da cafeicultura foi um dos principais fatores de crescimento econômico do Segundo Reinado.
- C. Correta: A Lei Áurea, assinada por D. Pedro II em 1888, aboliu a escravidão no Brasil.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo