Na tira, a ausência de acentuação em ideia e plateia revela...
Na tira, a ausência de acentuação em ideia e plateia revela
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tenho uma dúvida extremamente idiota: por que "ideia" e "plateia" são chamadas "paroxítonas terminadas em ditongos abertos" se o ditongo está, na verdade, no meio da palavra? I-DEI-A, PLA-TEI-A ??
Tiger Tank
Achei esse comentário sobre sua dúvida na internet:
"A palavra ideia é classificada sim, como paroxítona e tendo como sílaba tônica o ditongo aberto ei, por isso está enquadrada nas normas da nova ortografia. O que ocorre nesta palavra é um fenômeno fonético chamado glide - é como se houvesse um deslizamento da semivogal i: ela permanece na segunda sílaba e também se estende para a terceira, assim: i-dei-ia. Ocorre isso também com o vocábulo sereia (se-rei-ia)."
Bons estudos!
Essa questão para mim está mal redigida, pois a regra de acentuação contida na questão refere-se à acentuação do "i" e "u" tônicos nas paroxítonas precedidas de ditongo (também não se acentuam os ditongos abertos "ei" e "oi" nas paroxítonas que formam a sílaba tônica). Falar que elas terminam em ditongo não me parece correto. Até porque os ditongos "éi" e "oi" nas oxítonas mantiveram seu acento, assim como as paroxítonas terminadas (realmente) com ditongo.
Mas aí é onde está o impasse!! O enunciado fala "NA TIRA", entendo que seria de acordo com o diálogo na tira, pois baseado nisso, uma das personagens evidencia o desconhecimento sobre a ortografia da Língua Portuguesa atualmente.
Indiquem para comentário.....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo