Paciente, 46 anos, HIV positiva, procurou atendimento odonto...
Paciente, 46 anos, HIV positiva, procurou atendimento odontológico porque ficou preocupada com a presença de algumas placas branco amareladas na boca. Após a anamnese de rotina o cirurgião-dentista, com a ajuda de uma espátula, fez o movimento de raspagem destas lesões. Elas se destacaram facilmente e deixaram uma base eritematosa e erosiva subjacente. Podemos afirmar que o diagnóstico trata-se de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: Candidíase pseudomembranosa.
O enunciado descreve uma paciente de 46 anos, HIV positiva, que apresenta placas branco amareladas na boca. Ao realizar a raspagem dessas lesões com uma espátula, elas se destacam facilmente, deixando uma base eritematosa e erosiva subjacente. Esse é um quadro clínico clássico de candidíase pseudomembranosa, comumente conhecida como "sapinho".
A candidíase pseudomembranosa é uma infecção fúngica causada pelo Candida albicans. É comum em pacientes imunocomprometidos, como aqueles com HIV, e se caracteriza pela presença de placas esbranquiçadas que podem ser removidas facilmente, expondo uma mucosa eritematosa e, por vezes, dolorida. A presença dessas placas brancas que se destacam na raspagem é um indicativo claro dessa condição.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Leucoplasia
Leucoplasia é uma lesão branca potencialmente maligna que não pode ser removida por raspagem. É uma condição relacionada a fatores irritantes crônicos, como tabagismo e consumo de álcool. Ao contrário da candidíase, a leucoplasia não se desprende facilmente e não deixa uma base eritematosa erosiva.
B - Leucoedema
Leucoedema é uma variação normal da mucosa bucal, que se apresenta como uma área esbranquiçada e ligeiramente opaca. Essa condição não está associada a infecções e não se destaca com a raspagem, além de não ser dolorosa ou deixar uma área eritematosa após a remoção.
C - Queratose friccional
Queratose friccional é uma resposta hiperplásica da mucosa a um trauma crônico. As lesões são brancas, espessas e não se destacam facilmente na raspagem. Essa condição ocorre devido ao atrito repetitivo e também não deixa uma base eritematosa e erosiva.
Portanto, a descrição fornecida no enunciado corresponde perfeitamente à candidíase pseudomembranosa, enquanto as outras condições têm características distintas que não se encaixam no quadro clínico apresentado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Leucoplasia lesão branca não destacável
b) Leucoedema é hereditário lesão branca, não destacável
c) Queratose Friccional lesão branca por aumento da produção de queratina em razão de trauma friccional
d) Cândida Pseudomembranosa, lesão branca destacável.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo